Páginas

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Secretário do Ambiente exorta as pessoas a pensarem na Terra como habitat da Humanidade



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar afirmou esta quinta-feira, na Horta, que o Dia da Terra, cuja data se celebra hoje a nível planetário, é um bom pretexto para pensarmos na Terra com habitat da Humanidade.

Álamo Meneses fez esta declaração à margem do IX Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas, a cuja cerimónia de abertura presidiu, ao princípio da tarde, no auditório da Escola Secundária Manuel de Arriaga.

Além do mais, adiantou o governante, em 2010 comemora-se também o Ano Internacional da Biodiversidade, que “está especialmente voltado para as questões da manutenção do bom estado de conservação das outras espécies”.

Lembrou ainda que o planeta que habitamos “tem recursos limitados” e que começa a ser “muito pequeno para aquilo que é hoje a dimensão da população humana”, razão pela qual “há cada vez menos espaço” para que outros seres vivos o partilhem connosco.

Segundo defendeu Álamo Meneses, importa que esta constatação de que vivemos “num mundo muito pequeno” seja levada a todos os cidadãos e, de forma particular, às escolas, que considerou serem um “veículo privilegiado” de comunicação.

Um quarto da população açoriana está nas escolas, daí que, através delas, conseguimos também “chegar virtualmente a todas as famílias da Região”, argumentou.

Nesse contexto, acrescentou o governante, a educação ambiental assume um papel extremamente importante, sendo que actualmente já “temos cerca de 90% das escolas dos Açores empenhadas nesta tarefa e, nos próximos anos, queremos chegar à plenitude”.

Para Álamo Meneses, o objectivo é que “todas as escolas participem no processo” e que a educação ambiental “não seja mais uma das muitas educações que estão no sistema e que seja, de facto, um dos pilares da formação dos cidadãos”.

Numa iniciativa da AZORICA – Associação de Defesa do Ambiente, com o apoio do Governo Regional através da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, o IX Encontro Regional de Educação Ambiental e Eco-Escolas, que tem como tema central a “Preservação e Promoção do Espaço Natural”, decorre até sábado, na ilha do Faial, com a participação de 150 professores e técnicos de ambiente.


GaCS/FG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário