Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina 2006” na Graciosa



A mostra itinerante “Craig Mello, Prémio Nobel da Medicina 2006” vai estar patente na Biblioteca Municipal de Santa Cruz da Graciosa de 12 de Abril a 5 de Maio.

A exposição surge na sequência da visita aos Açores, em Julho de 2009, de Craig Mello a convite da Presidência do Governo Regional e tem como principal objectivo dar a conhecer a todos os açorianos aspectos da vida e da obra do laureado bem como sensibilizar e motivar o interesse dos jovens açorianos pelo conhecimento científico.

Após a sua apresentação no Museu Municipal da Ribeira Grande, concelho de origem dos familiares ascendentes de Craig Mello, e no Museu dos Baleeiros, nas Lajes do Pico, esta mostra estará presente agora em Santa Cruz da Graciosa e ainda no primeiro semestre do corrente ano, em Angra do Heroísmo, percorrendo as restantes ilhas dos Açores no decurso do segundo semestre e no próximo ano.

A inauguração na Biblioteca Pública de Santa Cruz da Graciosa terá lugar pelas 10:30 horas e contará com a presença de alunos, do curso de ciência e tecnologia, da Escola Básica e Secundária da Graciosa. Na ocasião será proferida uma conferência por Luísa Mota Vieira, investigadora principal na área da genética do Hospital do Divino Espírito Santo de Ponta Delgada, sobre o laureado e a investigação que conduziu à atribuição do Prémio Nobel da Medicina e Fisiologia em 2006.

Esta é uma iniciativa da Presidência do Governo, através da Coordenação dos Palácios e da Direcção Regional da Cultura, com a colaboração das Direcções Regionais da Ciência, Tecnologia e Comunicações, dos Equipamentos e dos Transportes Terrestres e da Educação, que, em conjunto, procuram mobilizar jovens e os açorianos para participarem e se integrarem no estímulo e no espírito que representa esta mostra.

A mostra consiste num “kit expositivo” constituído por um conjunto de módulos expositores onde está patente, entre outros, a medalha e o diploma do Prémio Nobel, bem como o livro com a genealogia do laureado, editado pela Presidência do Governo Regional dos Açores, através da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada. É ainda possível visionar a conferência proferida por Craig Mello durante a sua estada na ilha de São Miguel e aceder, através de terminais interactivos, a páginas da Internet relacionadas com a sua vida e trabalhos científicos.



GaCS/FA/DRaC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário