Páginas

quarta-feira, 14 de abril de 2010

Governo Regional investe em novos recursos interactivos para os alunos do Ensino Básico




A Secretaria Regional de Educação e Formação adquiriu uma plataforma digital de ensino assistido, intitulada Recursos Interactivos para a Educação nos Açores – RIED Açores, com conteúdos que visam melhorar os resultados escolares de alunos do1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Esta plataforma foi concebida pela Universidade de Aveiro e visa contribuir para a melhoria da qualidade do processo de ensino e aprendizagem. Esta iniciativa é mais uma medida que vem ao encontro da aposta da tutela no1º e 2º Ciclos do Ensino Básico.

Os conteúdos programáticos disponibilizados abrangem no 1º Ciclo do Ensino Básico as disciplinas de Português, Matemática e Estudo do Meio e no 2º Ciclo Português, Matemática, História e Ciências Naturais.

As unidades orgânicas que vão participar neste projecto piloto integram escolas que obtiveram nas Provas de Avaliação Sumativa Externa resultados abaixo da média, nos diferentes graus de ensino e disciplinas nos últimos três anos.

Os conteúdos digitais da plataforma permitem a partilha de recursos e a criação de provas de avaliação e diagnóstico comuns aos vários utilizadores deste recurso interactivo criado para a Educação nos Açores.

Além disso a plataforma permite, entre outras funcionalidades, obter indicadores de utilização, pesquisa de utilizadores, produção de inquéritos e fichas de avaliação.

A colaboração com a Universidade de Aveiro compreende, ainda, formação específica para professores que vão ter de utilizar a nova plataforma e conteúdos.

A Secretária Regional da Educação e Formação assiste, sexta-feira, pelas 11 horas, na Escola Básica dos Biscoitos, na Terceira, ao encerramento da primeira sessão de formação, frequentada por cerca de 20 docentes.

Até Maio a mesma formação vai decorrer nas ilhas do Faial (19 a 21 de Abril) e de São Miguel (11 a 13 de Maio).


GaCS/RM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário