“Queremos incluir cada vez mais pessoas nesta sociedade digital que está ser construída de Santa Maria ao Corvo”. Um compromisso assumido pelo Secretario Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos desde o início da actual legislatura e reafirmado hoje na inauguração de mais um Espaço TIC na ilha Graciosa.
José Contente inaugurou, no âmbito da visita estatutária à ilha Graciosa, o Espaço TIC do Centro Social e Paroquial da Luz, uma aspiração também da própria paróquia que, com este novo espaço, oferece mais oportunidades aos cidadãos para se aproximarem ainda mais das novas tecnologias da informação e da comunicação.
“Queremos oferecer a possibilidade aos graciosenses da Luz de usarem as ferramentas tecnológicas e da Internet, nomeadamente os jovens do Centro Paroquial e os idosos do Lar, que a partir de hoje têm ao seu dispor equipamentos modernos de informação e comunicação”, sublinhou o governante.
De acordo com o Secretário Regional os equipamentos do Espaço TIC permitem que as pessoas ganhem novos conhecimentos e competências, comuniquem com os parentes que estão no estrangeiro, realizem contactos com empresas e órgãos institucionais, entre outros objectivos que o Governo dos Açores pretende ver cumpridos com a proliferação destas infra-estruturas.
A propósito referiu que “temos vindo a criar novos espaços que garantem novas oportunidades, sobretudo para quem não tem acesso à internet em casa e, com estes Espaços TIC, todos podem vir integrar a rede inteligente e pensante que queremos desenvolver na sociedade açoriana E é com este espírito que nós renovamos na Luz mais um espaço que vai servir várias gerações e os graciosenses”.
Recorde-se que pelas nove ilhas existem já 80 espaços TIC. No que respeita à ilha Graciosa, só no ano de 2009 o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, investiu 50 mil euros em Espaços TIC. O governante referiu ainda que nos quadriénios 2000/2004 e 2004/2008, foram investidos cerca de 80 e 180 mil euros, respectivamente. “Nós estamos a fazer um esforço de investimento que permita a difusão das tecnologias da comunicação e da informação que são fundamentais numa sociedade moderna onde queremos incluir todos os açorianos”, afirmou José Contente.
O Secretário Regional lançou ainda um desafio ao monitor do espaço, apelando para que aproveite as potencialidades dos equipamentos disponíveis, contribuindo para a dinamização do espaço, assegurando novas competências, garantindo horas de formação a fim de conseguir que o actual posto possa vir a ser transformado num núcleo, com horário alargado e mais valências.
GaCS/VS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário