Páginas

segunda-feira, 5 de abril de 2010

Jovens e idosos da Luz, na Graciosa, mais próximos da sociedade digital com novo Espaço TIC


“Queremos incluir cada vez mais pessoas nesta sociedade digital que está ser construída de Santa Maria ao Corvo”. Um compromisso assumido pelo Secretario Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos desde o início da actual legislatura e reafirmado hoje na inauguração de mais um Espaço TIC na ilha Graciosa.

José Contente inaugurou, no âmbito da visita estatutária à ilha Graciosa, o Espaço TIC do Centro Social e Paroquial da Luz, uma aspiração também da própria paróquia que, com este novo espaço, oferece mais oportunidades aos cidadãos para se aproximarem ainda mais das novas tecnologias da informação e da comunicação.

“Queremos oferecer a possibilidade aos graciosenses da Luz de usarem as ferramentas tecnológicas e da Internet, nomeadamente os jovens do Centro Paroquial e os idosos do Lar, que a partir de hoje têm ao seu dispor equipamentos modernos de informação e comunicação”, sublinhou o governante.

De acordo com o Secretário Regional os equipamentos do Espaço TIC permitem que as pessoas ganhem novos conhecimentos e competências, comuniquem com os parentes que estão no estrangeiro, realizem contactos com empresas e órgãos institucionais, entre outros objectivos que o Governo dos Açores pretende ver cumpridos com a proliferação destas infra-estruturas.

A propósito referiu que “temos vindo a criar novos espaços que garantem novas oportunidades, sobretudo para quem não tem acesso à internet em casa e, com estes Espaços TIC, todos podem vir integrar a rede inteligente e pensante que queremos desenvolver na sociedade açoriana E é com este espírito que nós renovamos na Luz mais um espaço que vai servir várias gerações e os graciosenses”.

Recorde-se que pelas nove ilhas existem já 80 espaços TIC. No que respeita à ilha Graciosa, só no ano de 2009 o Governo Regional, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, investiu 50 mil euros em Espaços TIC. O governante referiu ainda que nos quadriénios 2000/2004 e 2004/2008, foram investidos cerca de 80 e 180 mil euros, respectivamente. “Nós estamos a fazer um esforço de investimento que permita a difusão das tecnologias da comunicação e da informação que são fundamentais numa sociedade moderna onde queremos incluir todos os açorianos”, afirmou José Contente.

O Secretário Regional lançou ainda um desafio ao monitor do espaço, apelando para que aproveite as potencialidades dos equipamentos disponíveis, contribuindo para a dinamização do espaço, assegurando novas competências, garantindo horas de formação a fim de conseguir que o actual posto possa vir a ser transformado num núcleo, com horário alargado e mais valências.



GaCS/VS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário