Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

OTLJ com novos sub-programas



O Programa de Ocupação de Tempos Livres dos Jovens, OTLJ, apresentado hoje em conferência de imprensa em Ponta Delgada, apresenta duas novidades: o sub-programa Férias com Cultura e o sub-programa Jovens Activos.

Promovido pela Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, o OTLJ tem por objectivo proporcionar aos jovens uma forma inovadora de ocupar os seus tempos livres, contribuindo para a sua educação não formal, pela aquisição de novos saberes, normas e valores inerentes a uma cidadania responsável, bem como o acumular de experiências sociais e profissionais decisivas para a formação de cidadãos habilitados e responsáveis.

O Programa OTLJ, este ano, desenvolve-se por sete sub-programas: Ocupação em Férias; Férias com Cultura; Ambiente; Ciência em Férias; Jovens Estudantes; Jovens Solidários; e Jovens Activos.

“Resultado de uma avaliação continuada”, como referiu o Director Regional da Juventude “o Programa que se apresenta contém duas novidades, nomeadamente, os sub-programas Férias com Cultura e Jovens Activos”, os quais constituem uma nova resposta, cada vez mais consentânea com as expectativas dos jovens.

O sub-programa Férias com Cultura tem como objectivo estimular o interesse dos jovens por actividades de carácter cultural e compreende actividades nas seguintes áreas: recuperação das tradições populares; protecção do património cultural; promoção de actividades de investigação, animação e divulgação do património histórico e cultural; museologia e conservação; arqueologia e arqueologia submarina.

No que respeita ao Jovens Activos, Bruno Pacheco salientou que “ este sub-programa vem no seguimento de um projecto-piloto que foi implementado em 2007, denominado Projectos de Integração, e visa contribuir para o fortalecimento do respeito pela diferença e possibilitar, aos jovens com menos oportunidades, experiências de aprendizagem não formal, através do contacto com diversas áreas de actividade profissional”.

A reformulação do OTLJ também pretende prepará-lo para que, num futuro próximo, seja possível, a partir dos projectos desenvolvidos pelos jovens, certificar as competências adquiridas em contexto não formal.

Também para dar nova resposta às expectativas dos jovens, o sub-programa Jovens Estudantes decorrerá entre a primeira semana de Novembro e a última semana de Maio, ao contrário dos anos anteriores cujo terminus era a última semana do mês de Março, em projectos com a duração mínima de um mês e máxima de cinco meses.

Tendo em conta que Programa do Governo Regional prevê a evolução e reforço do programa OTLJ, este será enquadrado nas estratégias e planos regionais e europeus relacionados com as políticas de juventude, os quais estabelecem como prioridade de acção a valorização da aprendizagem não formal e o papel complementar na formação cívica das actividades educativas não formais, enquanto parte integrante da aprendizagem ao longo da vida.

O Director Regional da Juventude apelou ainda a “todas as entidades com projectos no âmbito do programa para que cumpram os prazos estipulados no regulamento, sobretudo no que respeita aos mapas de assiduidade dos jovens participantes”.

Inscrições podem ser feitas online clicando aqui neste link: http://www.otl.drj.azores.gov.pt/

GaCS/DRJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário