Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Zona envolvente à Furna do Enxofre da Graciosa requalificada



O Secretário Regional do Ambiente e do Mar visitou esta manhã as obras em curso de ordenamento e requalificação na zona de acesso e envolvente à Furna do Enxofre, no parque natural da Caldeira, na ilha Graciosa.



Segundo explicou Álamo Meneses, trata-se de uma intervenção que visa “criar condições de acesso ao Centro de Visitação e à gruta com mais dignidade e segurança ambiental”.
Uma parte da obra consiste na remoção do asfalto e das terras ali colocadas ao longo dos anos no caminho de acesso, “de forma a criar condições de permeabilidade e não haja interferência entre o acesso e o abastecimento de água à lagoa subterrânea” ali existente.
Por outro lado, a intervenção também vai impedir que haja arrastamento de lamas e pedras por ocasião de fortes chuvadas, como normalmente acontece.
Outra parte da obra é a criação de um espaço para que as viaturas, incluindo autocarros, possam manobrar e estacionar fora das proximidades da gruta, espaço reservado ao usufruto por peões.
Álamo Meneses disse ainda que esta intervenção insere-se “num conjunto de pequenas intervenções” em todo o arquipélago, nos parques naturais, “criando melhores condições para os visitantes mas, ao mesmo tempo, aproveitando para promover a conservação da natureza, eliminando situações em que a própria visitação se traduz em degradação do espaço visitado”.



GaCS/FA

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário