Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Presidente do Governo afirma que investimento no apoio a idosos é recompensador



Carlos César foi recebido hoje no Centro Cultural da Ilha Graciosa por dezenas de idosos que lhe mostraram os trabalhos desenvolvidos no âmbito do projecto “ Envelhecer com Dignidade”, desenvolvido pela gerontóloga e animadora cultural de idosos Mariza Oliveira, e foi obsequiado com diversos presentes, todos eles fruto do trabalho naquele projecto.



O Presidente do Governo agradeceu “a recepção carinhosa” e referiu que “um dos aspectos mais recompensadores para quem governa é verificar que os apoios que são prestados são bem utilizados e contribuem para o bem-estar e para a felicidade das pessoas”.
Nas palavras que dirigiu aos idosos que preencheram o auditório, Carlos César afirmou que ”o investimento que nós fazemos em muitas áreas sociais, no apoio à infância, às pessoas com deficiência ou para as famílias mais pobres, mas também de forma muito grata no apoio aos mais idosos, é um investimento muito recompensador. Primeiro porque isso significa que os governos e as gerações activas e aqueles que estão a trabalhar, cumprem a sua obrigação solidária. Porque o mundo tem de progredir assim. Uns vão ajudando os outros. Cada um, em determinada fase da vida tem um determinado papel, uma determinada exigência de actividade, uma determinada contribuição a dar. Nuns períodos da vida nós temos de dar mais do que recebemos e noutros é justo recebermos mais do que damos. E é isso que acontece conforme a idade e as necessidades que nós temos”.
“Estes programas”, acrescentou o governante, “e designadamente este, um programa criativo e que tem todas as componentes de estímulo às vossas vivências, é também uma contribuição para se distraírem, para se envolverem colectivamente, para terem um espaço de convívio e para sentirem e descobrirem, no momento da vida de cada um de vós, um sentido de construção, um sentido de existência, que é muito importante para nós, seja qual for a nossa idade”.
O Presidente do Governo considerou que ” hoje temos nos Açores um esforço muito especial dedicado aqueles que são mais idosos, porque temos uma sociedade onde temos um grupo muito numeroso de pessoas com mais de 60 anos em todas as nossas ilhas, e é por isso também que estamos a desenvolver programas de construção de lares, de estruturas de acolhimento, de apoio domiciliário, de ambientes assistidos, de cuidados continuados, que vão dando conteúdo àquilo que é muito importante nesta sociedade de hoje, que é uma sociedade às vezes distraída com os seus: não se descure dessa sua função solidária para com os mais idosos”.
O Projecto “Envelhecer com Dignidade” é financiado pelo Governo Regional dos Açores, sendo a entidade enquadradora a Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa. Esta iniciativa tem como objectivo principal a reintegração da população idosa daquela ilha, desenvolvendo para o efeito várias actividades. O Projecto integra sete grupos de idosos, com idades compreendidas entre 60 e os 94 anos, num total de 185 idosos, dos respectivos Centros de Convívios.



GaCS/SF


Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário