De entre os novos conteúdos agora disponibilizados o destaque vai para o exuberante Planalto Central da Ilha das Flores e para outros lugares de grande hidrodinamismo. No caso da Ilha das Flores o projecto Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores disponibiliza imagens das Lagoas Branca, Seca, Rasa, Negra, Funda, da Lomba, Comprida e Poço da Alagoinha.
Ainda sobre as zonas húmidas podem ser consultadas imagens do Algar do Carvão e Furnas do Enxofre na Terceira, da Furna do Enxofre na Graciosa e as Lagoas da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres em São Jorge.
Em centros de interpretação a novidade vai para o Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão é um dos lugares de referência para o conhecimento dos aspectos ambientais da Ilha das Flores, o qual também se destaca pela sua moderna arquitectura e pela linguagem utilizada na exposição.
Também são disponibilizados conteúdos sobre as Reservas da Biosfera dos Açores, representadas pelas ilhas do Corvo, Flores e Graciosa que receberam esse galardão e são lugares de referência neste contexto e a nível planetário.
Em Zonas Costeiras destacam-se as Fajãs da Caldeira de Santo Cristo e dos Cubres. Dois lugares com sistemas lagunares pouco habituais nos Açores, constituindo uma das Zonas Protegidas RAMSAR mais importantes do Arquipélago.
Por último destaca-se a Caldeira de Santo Cristo por ser o único lugar dos Açores onde existem Amêijoas (Tapes decussatus) e para uma investigação de Aristides Silva sobre a Introdução desta espécie neste lugar.
Publicado por: Jorge Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário