Páginas

quinta-feira, 16 de junho de 2011

Espaços TIC aproximam muitos idosos dos seus familiares na diáspora



O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos afirmou esta quinta-feira, na Graciosa, que as várias dezenas de Espaços TIC existentes nos Açores são também uma forma de aproximar muitos idosos dos seus familiares da diáspora.

Durante a visita que efectuou ao Espaço TIC de Santa Cruz, José Contente referiu que os Açores estão a avançar para uma “nova postura”, onde o conhecimento que é propiciado pela utilização desta tecnologia não servir apenas as crianças e os jovens, mas também os idosos.

“Hoje em dia, nestes espaços, há mesmo já cursos de formação para idosos que, por exemplo, tem uma interessante relação com os seus parentes e familiares da diáspora”, disse o governante.

Para o titular da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamento, isto é também um modo nos Açores de “religar” não só conhecimentos, mas também afectos e sentimentos, nomeadamente para as comunidades de emigrantes.

Segundo referiu, as ilhas açorianas, dada a sua descontinuidade territorial, necessitam de “arranjar as melhores acessibilidades, neste caso acessibilidades de ponta”. E é isto que vai suceder agora com o reforço das “redes de nova geração”, garantiu José Contente, adiantando que essas redes “vão abranger 12 concelhos da Região”, permitindo “uma revolução digital pela velocidade de acesso à internet e pela capacidade de transmissão de dados”.

“O futuro passa naturalmente também pelas boas acessibilidades em matérias de TIC que são, neste mundo moderno, uma ferramenta indispensável para que as regiões possam ter um desenvolvimento diferente, um desenvolvimento de acordo com o nosso tempo”, acrescentou o governante.

Nos Açores existem actualmente 82 Espaços TIC, que têm uma média mensal de 2.000 utentes.



GaCS/SF/FG

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário