Páginas

terça-feira, 14 de junho de 2011

Pesca-turismo iniciou-se hoje na Região



A actividade de pesca-turismo, utilizando embarcações da frota pesqueira açoriana, iniciou-se hoje, em São Mateus, na ilha Terceira, com a saída para o mar do barco “Flávio”.

O Subsecretário Regional das Pescas, que participou na estreia desta nova actividade ligada às pescas, disse aos jornalistas, na ocasião, que o enquadramento legal desta oportunidade de negócio está criado, pelo que qualquer embarcação da frota pesqueira regional pode candidatar-se a operar neste mercado.

Marcelo Pamplona sublinhou que a maior preocupação é a segurança: “nós queremos garantir todas as condições para que os turistas possam embarcar com as devidas condições e em embarcações qualificadas para o efeito”.

O objectivo do Governo, ao criar a legislação adequada a esta situação, é que existam nos portos de pesca dos Açores “um número, necessariamente reduzido, de embarcações que dediquem a esta actividade, valorizando a carreira do pescador, mas também atraindo um maior número de pessoas para participar na pesca tradicional” da Região.

A iniciativa hoje lançada é da responsabilidade da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores dos Açores, com sede no porto de São Mateus.

O pacote de pesca-turismo inclui uma recepção na sede da associação, seguida de uma visita guiada ao porto de pescas e ao núcleo museológico ali existente, ocasião em que uma guia aborda a história da pesca na localidade, tipos de embarcações, artes de pesca a utilizar na saída para o mar e espécies passíveis de captura.

Uma vez no local de pesca, a arte de pesca a utilizar (à linha) é demonstrada por pescadores, após o que cabe aos turistas exercer a actividade piscatória.

No regresso da faina turística, cada participante pode optar por levar dois quilos do peixe capturado ou então levar meio quilo por pessoa a um de três restaurantes de São Mateus onde podem pedir às cozinheiras que o prepare da maneira que prefere ou, mesmo, cozinhá-lo, o que não impede que alguns dos turistas optem por comer outras especialidades dos restaurantes aderentes.



GaCS/FA

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário