Páginas

sexta-feira, 1 de junho de 2012

Proteção Civil apresenta nova imagem da mascote do super herói "Super Açor"


O Governo dos Açores, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA) apresenta publicamente hoje, 1 de Junho, em comemoração do Dia Mundial da Criança, a nova imagem da mascote  “O Super Açor”.

O “Super Açor” é um super herói, criado pelo SRPCBA em 1995, mensageiro da Missão de Proteção Civil, e promove valores como a prevenção, a cidadania, o espírito de solidariedade e a responsabilidade cívica.

A nova imagem do “Super Açor” apresenta-se agora mais moderna e apelativa, em versões diferenciadas, com vestuário adequado a cada situação, e pronto para transmitir regras de segurança e medidas de autoproteção quando falamos em sismos, incêndios, tempestades, ciclones,  ou até mesmo em incidentes biológicos.

A mascote do “Super Açor” faz parte do imaginário infantil por estar associado a projetos de sensibilização direcionados às crianças, nas áreas da prevenção e segurança, criados pelo SRPCBA e desenvolvidos em todas as escolas da Região Autónoma dos Açores, tais como o projeto Crescer em Segurança, o Escola Segura, ou os Clubes de Proteção Civil.

A partir da criação da personagem “Super Açor”, fator determinante para a adesão das crianças às mensagens de segurança, foram desenvolvidos vários instrumentos pedagógicos: manuais, folhetos e livros de atividades, procurando tornar mais atrativo o tema da segurança, e possibilitando, de forma lúdica, a aprendizagem  de atitudes e comportamentos de autoproteção.

Em Proteção Civil, educação significa encarar cada indivíduo não apenas como destinatário, mas sobretudo, como o protagonista responsável pela sua segurança e pela dos outros, de acordo com o lema “A Proteção Civil é uma tarefa de todos e para todos!”.


GaCS
 Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário