Páginas

sexta-feira, 8 de junho de 2012

Açores assinalam Dia Mundial dos Oceanos


O Dia Mundial dos Oceanos passou a ser celebrado durante a realização da Cimeira do Rio de Janeiro em 1992. Ao mais alto nível, a humanidade reconhecia assim a importância desta enorme massa de água na regulação ecológica do planeta e na prestação de imprescindíveis serviços à humanidade. Em simultâneo, reconhecia-se a fragilidade do oceano global e incentivam-se o aparecimento de ações de sensibilização e preservação.

Nos Açores, pelo terceiro ano consecutivo, tem-se celebrado o Dia Mundial dos Oceanos como sendo o último dia do Programa “Açores Entre-Mares”. Este programa tem lugar entre o Dia Europeu do Mar, dia 20 de Maio, e o dia de hoje, 8 de Junho. Neste período, apela-se a todos os agentes da nossa sociedade para que deem nota da sensibilidade e oportunidades que se escondem no gigante azul que rodeia e une as ilhas dos Açores.

Na sua terceira edição, o “Açores Entre Mares” reuniu mais de uma centena de atividades, espalhadas pelas nove ilhas e em que se juntaram milhares de pessoas. Com ações organizadas pelo Governo Regional, Autarquias, Organizações Não-Governamentais para o Ambiente, Autoridade Marítima, Escolas, Escuteiros e muitos outros interessados, foram lançados livros, projetados documentários e efetuadas caminhadas e passeios de barco, incluindo diversos tipos de regatas. No entanto, dado que o mote deste ano era “Lixo Zero no Mar”, houve uma particular ênfase na recolha de resíduos junto à costa e efetuadas ações de sensibilização para a prevenção dos lixos.

A presença do “Vaivém do Oceanário”, que veio aos Açores por iniciativa dos Jovens Naturalistas da Ilha de Santa Maria, mereceu um particular atenção por parte da comunicação social e do público. Em Vila do Porto e Ponta Delgada, foram milhares as pessoas que descobriram alguns dos segredos dos mares e do Oceanário de Lisboa recorrendo a esta original estrutura. Dado o sucesso e interesse, já está a ser equacionada a visita desta estrutura a outras ilhas do arquipélago dos Açores no próximo ano.

“Foram muitas e importantes as iniciativas conduzidas entre mares e que hoje terminam no Dia Mundial dos Oceanos. No entanto, o Mar não terminou. As oportunidades, os desafios e também alguns dos problemas continuam por lá. É essencial que o espírito e a dinâmica do “Açores Entre Mares” se espalhe por todos os dias de todos os anos. O Governo irá trabalhar enfaticamente para que assim aconteça”, referiu o diretor regional dos Assuntos do Mar, Frederico Cardigos, à margem de uma das ações de final de celebrações.

O programa “Açores Entre Mares” insere-se no Programa Regional de Educação e Sensibilização Ambiental dos Açores que estrutura as ações deste âmbito por parte da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar. Muitas das ações efetuadas no “Açores Entre Mares” tiveram génese no Concurso “EcoFreguesias” e nos programas nacionais “EcoEscolas” e “Bandeira Azul”.


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário