Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Concluídas obras de requalificação dos acessos à Furna do Enxofre, na Graciosa


Estão concluídas as obras de requalificação dos acessos à Furna do Enxofre, na ilha Graciosa, “o que permite maior segurança e conforto aos visitantes”.

Palavras do Secretário Regional do Ambiente e do Mar, que hoje visitou o local. Álamo Meneses precisou que a intervenção “veio resolver um conjunto de problemas na acessibilidade, nomeadamente a pessoas mais idosas ou com pouca mobilidade”.

Entre as melhorias, destaca-se a colocação de um corrimão em aço inoxidável ao longo de toda a escadaria de acesso, que ajuda ao apoio e segurança dos visitantes, bem como foram melhoradas as vedações, para evitar acidentes.

Outro aspeto que o Secretário Regional considerou importante foi a criação de um acesso alternativo para pessoas “com mobilidade reduzida, que permite o acesso, nessas circunstâncias, de uma viatura até ao sítio de visitação”.

Outro resultado desta intervenção foi a instalação de portas que permitem visitas parciais à furna, conforme os níveis de dióxido de carbono, permanentemente monitorizados, evitando assim o encerramento do local.

“Na torre foi colocada uma porta, numa zona em que já se vê o interior da gruta, onde não é perigoso estar-se em situações intermédias de libertação do gás, e, na base, outra vedação para alturas em que é elevado o teor de dióxido de carbono para permitir circular dentro da gruta, mas que até ali, com esses níveis, não oferece qualquer perigo”, disse o governante.

Por outro lado, Álamo Meneses iniciou naquele local uma visita a várias parcelas do Parque Natural de Ilha, que considerou riquíssimo e diversificado, a começar pelo fenómeno geológico que a Furna do Enxofre representa, passando por outros dois ícones do parque, que são os ilhéus.

“Mas há muitos outros espaços que integram o Parque natural da Graciosa que até os graciosenses desconhecem, de particular interesse”, sublinhou e, por isso, vai ser lançado um guia do parque que identifica e caracteriza todas essas parcelas, bem como enquadra a cultura e História locais.

O Secretário regional, que integra a comitiva do Governo dos Açores que está a realizar uma visita estatutária de três dias à “ilha Branca”, reuniu-se, também hoje, com os serviços de Ambiente da ilha e com uma organização não governamental de defesa do Ambiente.


Anexos:
2012.06.20-SRAM-Caldeira.mp3


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário