Páginas

quinta-feira, 21 de junho de 2012

José Contente refere que a Graciosa tem já “85 por cento de estradas regionais renovadas”


O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos visitou a conclusão da empreitada de reabilitação da estrada regional entre Pedras Brancas e Limeira, na ilha Graciosa, onde decorre a visita estatutária.

Durante a visita, José Contente frisou que o Governo Regional já reabilitou 60 quilómetros de pavimento da rede viária da Graciosa, o que representa 85 por cento da totalidade das estradas regionais, um investimento global superior a 8 milhões de euros.
"A Graciosa é também reconhecida pela qualidade da rede viária regional, tal como acontece nas restantes oito ilhas dos Açores, após a grande reforma viária que os Governos de Carlos César fizeram nos últimos anos", afirmou o governante.

A reabilitação do troço Pedras Brancas-Limeira consistiu na beneficiação de 2,5 quilómetros, com a respetiva abertura de caixa de estrada nova. A empreitada contemplou a construção de duas rotundas no lugar das Pedras Brancas, a criação de zonas reservadas ao estacionamento, aproveitando as áreas sobrantes adjacentes ao troço de ligação entre as rotundas. Da intervenção constam ainda obras de melhoria do sistema de drenagem existente, com a execução de novas travessias e mais poços absorventes.

Os entroncamentos da Pedras Brancas e da Limeira foram alterados com a construção da rotunda e placa separadora respetivamente, garantindo assim mais segurança e melhor fluidez de tráfego.

A obra contemplou ainda trabalhos de terraplenagens, drenagens, pavimentação, obras acessórias, como muros de contenção e integração paisagística das rotundas das Pedras Brancas e na curva do Rebentão da Luz recentemente corrigida, bem como a colocação da respetiva sinalização rodoviária de toda a extensão beneficiada.

De acordo com o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, este é mais um grande investimento que visa cumprir o proposto no Plano Rodoviário Regional, que tem por objetivo repavimentar e reabilitar estradas regionais, substituindo pavimentos antigos por betão betuminoso e adequando a pavimentação às necessidades e tipologia do tráfego atual e futuro.

José Contente valorizou o facto de os Açores se terem transformado “numa região mais moderna e segura também ao nível das acessibilidades terrestres”.



GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário