Páginas

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Governo dos Açores continua aposta nos serviços de proximidade às populações


Sérgio Ávila salientou esta manhã que o Governo dos Açores continua a “reforçar a nossa política de proximidade, criando a capacidade da Administração Regional ir ao encontro das pessoas, das suas necessidades”.

Em declarações aos jornalistas após a inauguração do Posto da Rede Integrada de Apoio ao Cidadão (RIAC) da Freguesia da Luz, na Graciosa - numa cerimónia que contou com a presença do Presidente do Governo - o Vice-Presidente lembrou que “quando assistimos em todo o país a uma redução de serviços públicos, quando assistimos em todo o país a fecho de tribunais, repartições de finanças e outros serviços”, nos Açores o Governo continua a apostar numa política de proximidade.

Também por isso a abertura do Posto da RIAC da Luz tem um duplo significado, uma vez que com esta inauguração, são já 50, os postos da RIAC à disposição dos Açorianos, em todas as ilhas dos Açores, no Continente e nas Comunidades.

Atualmente os postos da RIAC disponibilizam mais de 350 formas diferenciadas de apoio às pessoas, conseguindo assim reunir no mesmo espaço “a prestação de mais de 350 serviços das diversas áreas, não só da Administração Regional, da Administração Local, mas também de entidades privadas”, disse Sérgio Ávila.

Prova do sucesso da rede RIAC, é aliás, o número de atendimentos efetuados, que só no ano passado ultrapassou os 380 mil, significando que por dia, mais de mil açorianos recorrem à RIAC para aceder aos serviços que esta rede oferece às populações.

O Vice-Presidente do Governo anunciou ainda que a partir de 1 de Julho, nas freguesias onde antes havia um serviço da Segurança Social, que funcionava apenas um dia por semana ou a tempo parcial a RIAC “passará a prestar durante toda a semana e durante todos os dias, esse mesmo serviço, reforçando assim a disponibilidade da prestação de serviços que antes eram asseguradas pela segurança social num período reduzido de tempo”.

O Posto da RIAC da Freguesia da Luz, que para o Vice-Presidente “não representa um custo, mas sim um investimento ao serviço da população”, compreendeu um investimento de cerca de 60 mil euros e integra agora uma rede que ainda nesta legislatura, contará com mais um Posto RIAC, desta feita na Freguesia dos Ginetes, Concelho de Ponta Delgada.



Anexos:
2012.06.20-VPGR-RIAC(1).MP3
 2012.06.20-VPGR-RIAC(2).MP3


GaCS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário