A Direcção Regional da Saúde promove, amanhã, em Ponta Delgada, uma sessão destinada a apresentar os resultados da Campanha Nacional de Higiene das Mãos, lançada nos Açores em Abril de 2009.
As infecções associadas à prestação dos cuidados de saúde, em particular as infecções hospitalares, constituem um dos maiores problemas de saúde pública, quer pelas suas implicações na segurança dos pacientes, quer pelas consequências económicas e sociais.
Estudos desenvolvidos a nível mundial mostram que uma percentagem significativa dos doentes internados contrai infecções nos hospitais, representando um aumento dos dias de internamento e custos acrescidos.
Também está provado que a higiene das mãos é a medida com maior impacto na prevenção e controlo da infecção associada aos cuidados de saúde.
Os hospitais da Região aderiram esta campanha e na sessão de amanhã vão apresentar os resultados alcançados até agora e novas práticas que pretendem implementar com esse objectivo.
O encontro conta com a presença da enfermeira Elena Noriega, da Direcção Geral da Saúde, que vem apresentar os resultados nacionais da campanha e integra os testemunhos de um médico e de um enfermeiro sobre a importância desta acção, implementada na sequência do desafio lançado pela Organização Mundial da Saúde.
A sessão é presidida pela Directora Regional da Saúde, Sofia Duarte, e decorre a partir das 10 horas no auditório do Hospital do Divino Espírito Santo, em Ponta Delgada.
GaCS/RC
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário