Páginas

domingo, 23 de maio de 2010

Dia dos Açores celebra-se esta segunda-feira como feriado regional


O Dia da Região Autónoma dos Açores, que foi instituído pela Assembleia Legislativa em 1980, celebra-se esta segunda-feira do Espírito Santo.

A data, que é observada em toda a Região como feriado regional, celebra a “afirmação da identidade dos açorianos, da sua filosofia de vida e da sua unidade regional”, consideradas “base e justificação da autonomia política que lhes foi reconhecida e que orgulhosamente exercitam”.

Ao criar o Dia dos Açores, o Decreto Regional n.º 13/89/A, de 21 de Agosto, justificou a escolha da segunda-feira do Espírito Santo por este ser “o mais popular dos dias de repouso e recreio em toda a Região”.

Lembra ainda que nas comemorações do Espírito Santo, cuja vitalidade se alarga a todos os núcleos de açorianos espalhados pelo Mundo, se entrelaçam as “mais nobres tradições cristãs com a celebração da Primavera, da vida, da solidariedade e da esperança”.

Em 1997, o Dia da Região foi assinalado, em Ponta Delgada, com a abertura solene, pelo Presidente do Governo, da Galeria dos Autonomistas, no Palácio da Conceição.

A partir de então, as celebrações do Dia dos Açores têm tido como ponto alto sessões solenes que tiveram lugar em Angra do Heroísmo (1998), Horta (1999 e 2006), Santa Cruz das Flores (2000), Fall River, nos Estados Unidos da América (2001), Ribeira Grande (2002), Ponta Delgada (2003), Santa Cruz da Graciosa (2004), Vila do Porto (2005), S. Roque do Pico (2007), Velas (2008) e Toronto, no Canadá (2009).

Este ano, as comemorações oficiais do Dia da Região terão lugar na ilha do Corvo, numa iniciativa conjunta da Assembleia Legislativa e do Governo dos Açores. Na ocasião, 30 personalidades e uma empresa regional vão ser agraciadas com Insígnias Autonómicas de Valor (2), de Reconhecimento (11), de Mérito Profissional (3), de Mérito Industrial, Comercial e Agrícola (3), de Mérito Cívico (11) e de Dedicação (1).


GaCS/FG

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário