Os Açores estão activamente inseridos nos domínios da cartografia digital baseada na fotografia aérea e de satélite, constituindo uma referência neste domínio, quer como ferramenta de análise, quer no campo da projecção, afirmou o Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, José Contente, esta manhã, nas Furnas.
O governante falava na sessão de abertura das Jornadas PCMAC 2007/2013 - Projectos Cartograf, Gabitec e Geocid, onde destacou a importância da cartografia e dos sistemas de informação geográfica no planeamento e desenvolvimento da Região.
Em 2003, os Açores integraram o projecto “CARTOGRAF”, com vista à elaboração, manutenção, actualização e difusão da Cartografia dos arquipélagos norte atlânticos da Macaronésia.
Agora é o momento de se percorrer novos ciclos de produção e difusão de conhecimento, sublinhou José Contente, materializando directivas comunitárias e expandindo a novos públicos os sistemas de informação geográficos.
Nesse sentido, o trabalho desenvolvido pelo Governo Regional nesta matéria é de primordial relevância e como exemplo temos o Google Earth e o Virtual Earth Microsoft como utilizadores frequentes da cartografia digital elaborada na Região.
Também a criação das novas estações de geodesia e radioastronomia em Santa Maria e nas Flores, reflectem o investimento do Governo Regional na rede GNSS e ao nível da rede geodésica, visando o permanente aperfeiçoamento dos equipamentos neste domínio.
José Contente terminou a sua intervenção realçando o trabalho desenvolvido ao longo dos anos, pelo executivo açorino, em prol da manutenção de uma base cartográfica digital e da implementação de sistemas de informação geográfica, cruciais no contexto actual onde nos movemos.
GaCS/LM
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário