Páginas

terça-feira, 25 de maio de 2010

Governo Regional aposta no empreendedorismo jovem



O projecto “Educação Empreendedora: o Caminho do Sucesso” foi apresentado hoje, em Angra do Heroísmo, numa cerimónia presidida pela Secretária Regional da Educação e Formação.

O programa, que partiu da Direcção Regional da Juventude em parceria com a Secretaria Regional da Educação e Formação, conta ainda com o apoio do Centro de Empreendedorismo da Universidade dos Açores, em parceria com a Gesentrepeneur.

Destinado a alunos do 2º e 3º ciclo do ensino Básico e do Ensino Secundário e Profissional o programa pretende estimular os estudantes açorianos a criarem a sua própria empresa.

Para a Secretária Regional da Educação e Formação esta é uma forma de “desenvolver comportamentos nos alunos da capacidade de iniciativa, da capacidade de tomar decisões, de se organizarem, de planearem o risco e de investirem de forma inovadora e promotora da mudança”.

O arquipélago é uma das primeiras regiões a avançar com um projecto com estas características no 2º e 3º ciclos. Para Lina Mendes “é necessário que os jovens açorianos se fixem nos Açores e sejam interventores da própria mudança e gerem riqueza”.

“Dada a fase que estamos a atravessar, esta iniciativa é louvável, é cada vez mais necessário incentivar os nossos jovens a terem uma cultura de empreendedorismo”. Lina Mendes adiantou ainda que “com propostas como esta as nossas escolas são escolas pró-activas em função do que se pretende a médio e a curto prazo”.

O programa conta com o envolvimento dos professores e com o recurso a metodologias inovadoras, assentes no conceito “learning by doing” (aprender fazendo), diferente do ensino tradicional, adaptadas ao perfil das novas gerações.

“A formação dos professores está assegurada neste programa. É fundamental que estes consigam ferramentas de trabalho para terem as competências necessárias para incentivar os alunos a serem promotores desta cultura de empreendedorismo”, adiantou Lina Mendes.

No ensino básico esta temática estará inserida na área curricular não disciplinar de Cidadania e no ensino secundário fará parte das temáticas da disciplina de Área de Projecto.

“Educação Empreendedora: o caminho do sucesso” será implementado já no próximo ano lectivo 2010/2011, que se inicia em Setembro.



GaCS/AMP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário