Páginas

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Governo lança projecto “Tu és Europeu” apoiado pela Comissão Europeia



O Governo dos Açores, através da Direcção Regional da Juventude, no âmbito no programa Juventude em Acção, promoverá, nos dias 1, 2 e 3 de Julho do corrente ano, o projecto “Tu és Europeu – Como podes influenciar as decisões da União Europeia”.

Juventude em Acção é um programa da Comissão Europeia para os jovens que tem como objectivo estimular o sentido activo de cidadania europeia, a solidariedade e a tolerância entre os jovens europeus e envolvê-los na construção do futuro da União.

Este projecto, apresentado hoje em conferência de imprensa, em Ponta Delgada, pretende desenvolver formas inovadoras e eficientes de envolvimento dos jovens, sensibilizando-os e incentivando-os à reflexão sobre os seus direitos, de modo a reforçar o seu papel na vida pública. Outro objectivo é oferecer um espaço para o debate, participação activa e informação e, ainda, criar um sentimento de partilha de conhecimentos, ideias, experiências e metodologias, bem como incentivar a criação de projectos de parceria com outros jovens.

Segundo o Director Regional da Juventude, “este é o primeiro passo para que, cada vez mais, este tipo de projectos possam estar presentes no dia-a-dia dos jovens açorianos, como algo sistemático e contínuo”.

O projecto destina-se a jovens entre os 18 e os 30 anos de idade, de todas as ilhas dos Açores. “Esta é uma das novidades deste projecto, uma vez que até agora, este tipo de projectos era, sobretudo direccionado para jovens com menos de 18 anos”, afirmou Bruno Pacheco.

Os participantes serão seleccionados através da apresentação e avaliação, por especialistas, de um trabalho escrito sobre os seguintes temas: “A Cidadania Europeia na Ultraperiferia”; “A Participação dos Jovens na Política Regional”; “Políticas Públicas de Juventude, Empreendedorismo e Voluntariado”; “Diversidade Regional e as Politicas de Igualdade de Oportunidades”; e “A Mobilidade dos Jovens na União Europeia”.

As actividades do projecto terão lugar nas ilhas do Pico e Faial e contarão com a participação de jovens deputados, com idade máxima até aos 35 anos, da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores, que serão os moderadores dos Workshops. Serão também convidados os dois eurodeputados açorianos, bem como membros do Governo Regional dos Açores para moderar os painéis.

Os participantes no projecto terão ainda a oportunidade de conhecer o funcionamento das instituições políticas e democráticas, tomar consciência do papel individual na prática da cidadania, quer ao nível das mais valias pessoais, quer da sociedade em geral, reflectir sobre as semelhanças e diferenças entre a educação formal e a não formal, bem como as mais valias de cada uma delas.

Para finalizar, Bruno Pacheco reforçou a ideia de que “projectos como este não só têm como finalidade aumentar a visibilidade das temáticas europeias na Região, por forma a dar resposta aos desafios que os jovens açorianos têm proposto ao Executivo Açoriano, mas também reforçar o conhecimento e a informação dos decisores europeus sobre a realidade do arquipélago dos Açores”.



GaCS/SF/DRJ

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário