Páginas

quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Prémio Alexandre Rey Colaço traz aos Açores recital de piano de Fares Marek Basmadji



O “Prémio Alexandre Rey Colaço” foi instituído pelo Centro Cultural Português de Rabat para comemorar o 150º aniversário do nascimento daquele pianista português que viveu em Marrocos.


De dois em dois anos, tem lugar o Concurso Internacional de Piano S.A.R. a Princesa Lalla Meryem de Marrocos, em Rabat, organizado pela Associação “Les Amitiés Musicales”. Este concurso é uma competição destinada a jovens com idades compreendidas entre os 6 e os 35 anos, distribuídos por níveis que vão desde a Iniciação ao Virtuosismo.


O Prémio Alexandre Rey Colaço, patrocinado pela Direcção Regional da Cultura, é atribuído ao vencedor da classe de Virtuosismo e traduz-se numa digressão pela Região para a realização de dois ou três concertos, em cujo programa deve constar a obra “Esquisses Marocaines”, do homenageado.


No âmbito deste Prémio, já estiveram nesta Região, em 2005, Nima Sarkechik (Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta) e, em 2007, Hiroko Tani (Ponta Delgada e Horta).


No corrente ano desloca-se aos Açores o pianista polaco Fares Marek Basmadji, cujos recitais, com início às 21h30 e de entrada livre, se realizam nas ilhas de São Jorge (4 de Dezembro – Auditório de Velas), Graciosa (5 de Dezembro – Centro Cultural Ilha Graciosa) e São Miguel (6 de Dezembro – Auditório da Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada).


Fares Marek Basmadji nasceu em Aleppo (Síria), onde começou a aprender piano. Devido à falta de escolas vocacionadas para a música na região onde vivia as suas lições eram irregulares. A partir de 2000 preparou-se para estudar piano na Polónia. Em 2004 passou o exame de admissão à Academia de Música de Gdansk Stanislaw Moniuszko, onde estuda agora sob a orientação do Professor Grazyna Fiedoruk-Sienkiewicz.Tem actuado em concertos organizados pela Academia de Música de Gdansk Stanislaw Moniuszko.


Em 2008 foi o vencedor, na classe Virtuosismo, do Concurso Internacional de Piano S.A.R. a Princesa Lalla Meryem de Marrocos, em Rabat, organizado pela Associação “Les Amitiés Musicales”. Como vencedor deste concurso, foi-lhe também atribuído o Prémio Alexandre Rey Colaço, instituído pelo Centro Cultural Português de Rabat e pela Direcção Regional da Cultura.



GaCS/SF/DRaC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário