Páginas

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Museu inaugura hoje "trabalhos à loucura"


O Museu da Graciosa inaugura hoje, sábado, às 15h00, uma exposição de artesanato designada "trabalhos à loucura", seguida de uma Angelica d'Honra. A exposição resulta do trabalho desenvolvido na oficina "velho & novo" podendo ser visitada até 31 de Dezembro no horário normal do museu e também aos Domingos 6, 8, 13 e 20, das 15h00 às 17h30.

No texto que acompanha a exposição, Lurdes Cunha, directora da Ecoteca da Graciosa, descreve que os trabalhos expostos incluem duas variantes das artes de agulha com retalhos: a versão primitiva dos "trabalhos à loucura" e a sua versão mais evoluída, os denominados trabalhos em patchwork.

Motivados, inicialmente, por razões económicas, estes trabalhos são feitos a partir do aproveitamento de sobras de tecidos usados para outros fins e que, com diligente paciência e habilidade, se cosiam, combinando as várias texturas disponíveis e, principalmente as cores, para desse modo se produzir policromas colchas, panos decorativos, abafadores, sacos ou pequenas bolsas que, tendo perdido as primitivas razões da sua feitura, ganharam novos cambiantes e, cada vez mais, se transformaram em cobiçados artefactos decorativos.

Nesta exposição apresentam-se bonitos exemplares deste labor, traduzidos em curiosos efeitos cromáticos, aliados a uma excepcional qualidade de execução das artesãs da oficina de reutilização de têxteis "Velho & Novo".Existe uma filosofia subjacente às criações desta oficina da Associação Cultural Desportiva e Recreativa da Graciosa. "Velho & Novo" tem sempre uma perspectiva ecológica, resgatando para as novas gerações valores e técnicas do passado e sensibilizando para a importância de intervir na valorização de materiais e artefactos que possam ser reutilizados ou até recriados.

por : Luís Costa


Fonte: RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário