Páginas

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Relatório da Qualidade do Ar da Região 2009 disponível no portal do Governo



No âmbito da política de ambiente do Governo Regional relacionada com a qualidade do ar, passa a estar disponível no Portal do Governo dos Açores (acessível em http://www.azores.gov.pt/) o Relatório da Qualidade do Ar da Região Autónoma dos Açores, relativo a 2009.

O referido relatório tem como objectivo efectuar a avaliação e a caracterização da qualidade do ar na Região e conclui que, em relação a todos os poluentes monitorizados na estação de monitorização da qualidade do ar da responsabilidade da Direcção Regional do Ambiente, não foram registados quaisquer valores superiores ao Valor Limiar de Alerta à População.

A estação de monitorização da qualidade do ar possui cinco analisadores automáticos que permitem a monitorização em contínuo e em tempo real do dióxido de enxofre (SO2), dos óxidos de azoto (NO2/NO), do ozono (O3) e de partículas (PM 2,5 µm e PM 10 µm). Para além dos analisadores, a estação possui também uma estação meteorológica para monitorização dos principais parâmetros meteorológicos, como a direcção e velocidade do vento, temperatura, humidade relativa, precipitação e intensidade de radiação.

A estação encontra-se localizada na ilha do Faial, mais precisamente na zona dos Espalhafatos, Freguesia da Ribeirinha e é considerada uma estação rural de fundo. Isso significa que é representativa de uma vasta área, dado que se encontra a uma distância considerável de fontes significativas de emissão de poluentes.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário