Páginas

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Governo incentiva a prática de estilos de vida saudáveis



O Governo dos Açores incentiva a prática de estilos de vida saudáveis e a concretização desse objectivo é transversal a todo o Plano Regional de Saúde, disse hoje, no Parlamento Açoriano, o Secretário Regional da Saúde.

Miguel Correia explicou que esses estilos englobam quatro vectores: uma alimentação saudável, a prática regular de exercício físico, a moderação ou eliminação de consumos como de tabaco, álcool e outras substâncias e uma gestão do stress.

Um dos grandes factores de risco na sociedade actual é a obesidade, a começar nas crianças e, para combater esse fenómeno, o Governo, entre outras medidas, tem em curso um programa de rastreio que abrange já todos os alunos do 5º ano de escolaridade.

Nesta acção, as crianças que denotem já tendência para a obesidade são encaminhadas, com os pais, para os centros de saúde, onde têm uma consulta familiar e um planeamento alimentar com um nutricionista.

O governante disse também que o Plano Regional de Saúde já está em execução, nomeadamente com o referido rastreio da obesidade infantil, o próximo rastreio da retinopatia diabética e os rastreios já em curso dos cancros do colo do útero e da mama.

Miguel Correia falou também do esforço que vem sendo feito para garantir o acesso a consultas às pessoas que não têm médico de família, lembrando que os Centros de Saúde já disponibilizam consultas aos utentes nessas circunstâncias.


GaCS/FA
*-

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário