Páginas

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Dia Mundial do Ambiente nos “Açores Entre-Mares”



A 5 de Junho celebra-se o Dia Mundial do Ambiente. Em pleno Ano Internacional da Biodiversidade, o “Açores Entre-Mares”, a maior actividade jamais feita nos Açores para promover o nosso gigante azul, irá dinamizar mais um conjunto de actividades, agora especialmente dedicadas ao Dia Mundial do Ambiente. Exposições, debates e acções de limpeza costeira são algumas das acções escolhidas.

Em jeito de pré-abertura das celebrações do Dia Mundial do Ambiente, no dia 3 de Junho, na Ilha de Santa Maria, haverá uma palestra sobre o projecto Eco-Freguesias. Esta acção, efectuada por convite da Junta de Freguesia de Santa Bárbara tem por objectivo traçar métodos e soluções para que a autarquia consiga alcançar o troféu ambiental. Às 20:30, na Casa do Povo de Santa Bárbara, está convidada toda a população.

Mas a iniciativa “Açores Entre-Mares” pretende ir muito mais longe. Assim, serão realizadas diversas operações de limpeza das zonas costeiras alertando, em simultâneo, para a necessidade de preservação do ambiente marinho. A Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, através dos seus Serviços de Ilha, e em colaboração com as freguesias aderentes ao concurso de limpeza pública “ECO Freguesia: freguesia limpa”, promoverá diversas acções de limpeza da orla costeira em diversas ilhas dos Açores. Apesar desta acção de limpeza da orla costeira ser organizada pelas Juntas pretende-se promover a participação cívica da população, estando todos convidados a integrar as acções de limpeza. Participe! E, para os mais radicais, poderão sempre participar em limpezas subaquáticas.

No entanto, para quem gosta de acção, mas não quer limpar lixo, pode sempre participar na acção de remoção de flora invasora que decorrerá no dia 5 de Junho na Ilha Terceira. Os trabalhos terão início às 17 horas na zona balnear do Porto Martins.

Nas Ilhas Reservas da Biosfera haverá a abertura de exposições. Uma destas exposições, que se encontrará patente a partir de 5 de Junho no Salão da Casa do Povo das Lajes das Flores e no piso superior do Auditório Municipal da Ilha Graciosa, disserta, de um modo interactivo, sobre a Biodiversidade dos Açores.

Esta é uma exposição itinerante, que irá circular por todas as ilhas da Região e Continente e tem o objectivo de dar a conhecer algumas particularidades sobre as espécies e habitats existentes no meio marinho e terrestre, as áreas protegidas e classificadas da Região e acções ou projectos que têm vindo a ser desenvolvidos no âmbito da conservação da natureza. Pretende-se ainda que esta exposição contribua para intensificar a relação dos Açorianos com as espécies da Região, visto que a responsabilidade para a sua preservação é uma entusiástica obrigação de todos. Trata-se de uma exposição dinâmica, com imagens, luz e sons, havendo também lugar para os visitantes, no final da exposição, testarem os conhecimentos que adquiriram através de um jogo interactivo. A exposição depois de ter estado patente na ilha do Corvo, incluída nas celebrações do Dia da Autonomia, parte assim e em simultâneo para as outras duas Reservas da Biosfera.

Na Ilha do Corvo, a partir do Dia Mundial do Ambiente estará patente a exposição o “A terra dos Painhos-de-Monteiro”, uma interessantíssima exposição resultante do trabalho do projecto “Sentir e Interpretar o Ambiente dos Açores através de Recursos Auxiliares de Multimédia” (SIARAM). O SIARAM é um dos objectivos do Programa do Governo e encontra-se a rastrear as espécies e habitats dos Açores, compilando um extenso espólio audio-visual que, a médio prazo, estará disponível para todos os cidadãos.

As celebrações do Dia Mundial do Ambiente terminam no dia 7 de Junho com actividades de visita aos trabalhos dos Projectos “LIFE Priolo” e “LIFE+ Laurissilva Sustentável”, ambos coordenados pela Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves e em que é parceiro o Governo dos Açores, entre outras entidades. A actividade tem início às 11 horas na Povoação.

Desde dia 20 a 28 de Maio participaram 1557 participantes nas actividades “Açores Entre-Mares” e a ilha com mais envolvimento foi as Flores com 314 participantes. Em termos proporcionais, a ilha com maior participação foi a do Corvo com 30% população a aderir. A Ilha que mais actividades já dinamizou também é as Flores, com 11 acções, seguida do Corvo e de São Jorge, ambas com 9.

Como dizia o Presidente da IUCN, uma das maiores e talvez a mais prestigiada organização ambiental do mundo, em 1 de Junho, durante a cerimónia de abertura da Semana Verde em Bruxelas, “Se quisermos realmente salvar o mundo, há apenas uma solução: actuar!”. Com este programa para a celebração do Dia Mundial do Mar “Entre-Mares”, o Governo dos Açores, em colaboração com dezenas de organizações aponta um caminho, mas, claramente, o melhor será aquele que escolher. Para detalhes sobre o Programa consulte:
https://webmail.azores.gov.pt/owa/redir.aspx?C=9420df4c74cb4385a1cc9d2ca343afee&URL=http%3a%2f%2fwww.azores.gov.pt.

Paralelamente, prossegue o programa das principais actividades de limpezas costeiras nas várias ilhas.

Na ilha de S. Miguel, está prevista uma acção de limpeza e fotografia subaquática no porto de Rabo de Peixe pelas 09h30, actividade organizada pela Secretaria Regional do Ambiente e Mar e Clube Naval de Rabo de Peixe e conta com os parceiros Câmara municipal da Ribeira Grande e Junta de Freguesia de Rabo de Peixe.
No Porto Formoso (Ribeira Grande), no dia 6 de Junho, pelas 10h00, realiza-se em paralelo com uma limpeza subaquática, a limpeza da orla costeira local. A acção conta com a colaboração de várias entidades locais, entre as quais os Bombeiros Voluntários, Câmara Municipal, Junta de Freguesia do Porto Formoso e Escuteiros da Ribeira Grande.
No dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos pelas 09h30 tem inicio a limpeza da orla costeira do Livramento, organizada pela Junta de Freguesia do Livramento em colaboração com os Serviços de Ambiente de São Miguel. Esta actividade conta a colaboração dos vigilantes da natureza, EB 1 /JI do Livramento I; EB 1 /JI do Livramento II E Câmara municipal de Ponta Delgada.

Para a ilha de Santa Maria, no dia 04 de Junho, a Junta de Freguesia de Almagreira, juntamente com a EB1/JI da freguesia, farão uma limpeza da orla da Praia Formosa. E no dia 08 de Junho, a Junta de Freguesia de Vila do Porto em colaboração com a EB1/JI de São Pedro e o CADEP-CN (Clube de Amigos e Defensores do Património Cultural e Natural) levarão a acção de limpeza à Baía dos Anjos.

Para a ilha do Faial, a 5 de Junho, Dia Mundial do Ambiente, a Secretaria Regional do Ambiente e do Mar em conjunto com a Azorica organizam uma grande acção de limpeza da orla costeira nas Eco-freguesias da ilha do Faial com o apoio da Câmara Municipal da Horta. Esta acção será orientada pelas respectivas Juntas de Freguesia, decorrendo de forma simultânea em quase todas as freguesias da ilha, com inicio marcado para as 10h00, para além do objectivo de limpeza das zonas balneares, com esta actividade pretende-se promover a participação cívica da população, estando toda a população convidada a participar e a contribuir para a melhoria da qualidade ambiental da sua freguesia.

Para a ilha Pico estão agendadas duas limpezas subaquáticas, uma das quais para o dia 5 de Junho no Porto da Madalena, organizada pelo Clube Naval Madalena e Associação de Bombeiros Voluntários da Madalena, contando com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar, a outra limpeza subaquática acontecerá no Porto de São Roque, no dia 6 de Junho, e é uma organização do Clube Naval de São Roque do Pico com o apoio da Câmara municipal de São Roque, Administração dos Portos do triângulo APTO, Cowfish Drive Center e Oásis Nauti-Rent.

Para a ilha das Flores, para o dia 12 de Junho está agendada a limpeza subaquática “Porto das Lajes”, esta actividade é uma organização do Clube Naval das Lajes das Flores e conta com o apoio da Junta de Freguesia das Lajes das Flores.

Para a ilha do Corvo está prevista uma limpeza subaquática, para o dia 8 de Junho, a qual será organizada pela Nauticorvo e conta com a colaboração da Câmara Municipal do Corvo.

A actividade de limpeza costeira em São Jorge foi adiada devido às condições meteorológicas no dia 2 de Junho. Em breve será anunciada uma nova data.




GaCS/SF/DRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário