Páginas

sábado, 19 de junho de 2010

Governo Regional leva cinema de âmbito europeu aos açorianos



No âmbito do programa de celebração da designação da Região Autónoma dos Açores como Região Europeia do ano em 2010, o Governo Regional promoveu um leque de actividades culturais, institucionais e políticas, com a preocupação de promover a Região fora das suas fronteiras, quer a nível internacional, quer no centro político da Europa que é Bruxelas. Por isso, foram já desenvolvidas várias acções naquela capital europeia.

O Secretário Regional da Presidência afirmou que com esta iniciativa se pretende trazer a Europa aos Açores com um vasto leque de actividades culturais, que vão da pintura à música, do cinema às artes plásticas, tendo sido neste contexto que surgiu a ideia de criar um ciclo de cinema de abrangência regional que tivesse a preocupação de incluir obras cinematográficas clássicas europeias que abrangessem as cinco décadas que decorreram desde a criação da então Comunidade Económica Europeia.

O Governo dos Açores, com esta iniciativa, ambiciona que se eleve o espírito europeu na Região e que os açorianos tenham acesso regular a cinema, principalmente em ilhas em que até se perdeu o hábito das exibições comerciais desta arte.

"É para essas ilhas, essencialmente, que se pretende voltar a incutir o espírito do gosto pelo cinema", afirmou o governante.

Foram estas as declarações proferidas por André Bradford no âmbito da mesa redonda sobre cinema europeu, que se realizou no Teatro Faialense, com a presença de três especialistas críticos cinematográficos de âmbito nacional que colaboraram com a iniciativa do Governo da Região Autónoma dos Açores.



GaCS/FA/LC

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário