Páginas

terça-feira, 1 de junho de 2010

Governo promove formação na Feira Agrícola Açores



No âmbito do programa da Feira Agrícola Açores 2010, a Secretaria Regional da Agricultura e Florestas está a promover duas acções de formação para “Apresentação de cavalos em concurso” e de “Preparadores de animais para concursos pecuários”.

A formação para apresentação de cavalos pretende melhorar a exibição das suas qualidades e prestação em concurso, proporcionando saber ao apresentador de modo a que este, tecnicamente, possa dominar conhecimentos que valorizem o cavalo em pista, permitindo fazer sobressair nestes animais o importante da sua morfologia e valorizar o património genético que possui.

Este ano, e pela primeira vez, o Governo dos Açores propõe a todos os aficionados do mundo do cavalo um “ Jantar de Gala”, a realizar na noite de 5 de Junho, pretendendo fomentar o convívio entre todos aqueles que partilham a paixão pelo mundo equestre.

A formação de apresentadores de animais para concursos pecuários pretende a transmissão de conhecimentos essencialmente de carácter prático aos agricultores, em áreas específicas como a selecção de animais para concursos, a morfologia da vaca leiteira, os regulamentos dos concursos, o tratamento de animais durante uma feira/concurso incluindo as camas/alojamento, a alimentação específica, a lavagem, a tosquia e a ordenha.

Pretende-se ainda capacitar os agricultores a dominarem mais conhecimento sobre a funcionalidade da vaca leiteira, o modo de a evidenciar perante o juiz do concurso pecuário, expressando o seu carácter leiteiro e a boa condição corporal, para além de um sistema mamário correcto e de bons aprumos.

Esta acção tem a duração de 35 horas, sendo frequentado por 25 formandos.


GaCS/MS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário