Páginas

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Governo dos Açores autoriza a construção da estação de infra-sons IS42 da CTBTO da Graciosa



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, acaba de autorizar a construção da estação de infra-sons IS42 da ilha Graciosa, da responsabilidade da Comissão Preparatória da Organização do Tratado sobre a Proibição Total de Ensaios Nucleares (CTBTO).

A estação IS42 da Graciosa da CTBTO será uma das 60 estações de infra-sons do Sistema Internacional de Monitorização e irá contribuir decisivamente para uma melhoria de desempenho da rede a nível mundial, através de uma melhor cobertura do Atlântico Norte.

A referida estação, que no futuro será operada pelo Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Geológicos da Universidade dos Açores, para além de integrar a rede de observação mundial criada com o objectivo de garantir o cumprimento do estipulado no Tratado para a proibição de ensaios nucleares, vai integrar também a rede de vigilância sismo-vulcânica dos Açores.

Esta infra-estrutura colocará a Região no mapa internacional dos projectos emblemáticos de monitorização, do ponto de vista científico e tecnológico, enquadrados pelos acordos internacionais de manutenção da paz no mundo e da segurança das populações.A implementação desta nova estação de monitorização constitui mais uma aposta do Governo dos Açores em sediar projectos qualificantes e estruturantes na Região.

Após a fase de levantamentos, elaboração do projecto e execução de trabalhos preparatórios foram deste modo criadas as condições para o início das obras, as quais serão executadas pela empresa Aerosolutions, LLC, USA.


GaCS/PM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário