Páginas

sexta-feira, 12 de março de 2010

Directora regional da Igualdade de Oportunidades sublinha papel da mulher no mercado de trabalho



As directoras regionais da Igualdade de Oportunidades e da Educação participaram hoje numa mesa redonda subordina ao tema “ A transversalidade no Feminino”, que decorreu na Escola Básica e Secundária Tomás de Borba, em Angra do Heroísmo, a culminar diversas iniciativas que ocorreram na Região a propósito do Dia Internacional da Mulher.

A propósito das comemorações do Dia Internacional da Mulher, Natércia Gaspar sublinhou a importância do programa Berço de Emprego, uma iniciativa do Governo Regional dos Açores, única na Europa, que “permite às empresas substituir, a custo zero, as suas trabalhadoras enquanto gozam da sua licença de maternidade”.

A directora regional afirmou ainda que a Região “está num bom caminho para a igualdade entre os géneros”, com bons resultados. “Nos últimos dez anos a entrada de mulheres para o mercado de trabalho foi de cerca de 45%, e no que diz respeitos aos altos cargos nas empresas atingimos valores que rondam os 300%”, sublinhou.

Também no Parlamento Regional o número de mulheres é expressivo, estando mesmo “acima da média a nível europeu, no que diz respeito à representatividade feminina no número absoluto de deputados”, outro facto com que se congratulou.

Natércia Gaspar explica que esta constante afirmação das mulheres no mercado de trabalho regional se deve em muito às iniciativas do Governo, que “disponibiliza equipamentos e respostas sociais de apoio aos jovens, aos idosos e às pessoas com deficiência, que permitem que a mulher se liberte do seu papel de cuidadora da família, deixando mais tempo para o mundo do trabalho”.

Adiantou ainda que muito em breve será lançado o Plano Regional de Igualdade de Oportunidades, “um conjunto de linhas orientadoras que obrigam toda a sociedade açoriana e o próprio Governo Regional a canalizar energias e recursos para promovermos cada vez mais a igualdade de géneros na Região”.



GaCS/AMP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário