Páginas

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Recta final da Campanha SOS Cagarro 2009



A nove dias do final da Campanha SOS Cagarro de 2009 surgem os primeiros balanços.

A Campanha deste ano superou as antecedentes em termos de visibilidade, organização e envolvimento de entidades parceiras e do público em geral. Acredita-se também que a mensagem da necessidade de conservação destas aves e de todo o património natural vivo dos Açores alcançou recantos ainda mais remotos.

Pelo conjunto de tudo isto e do esforço de todos os envolvidos, até à data foram recolhidos e libertados mais de 3 mil cagarros no arquipélago, um feito importante para a nossa Região que foi escolhida como berço de uma significativa população destas aves marinhas protegidas.

Por outro lado, ainda se encontraram muitas aves mortas nas estradas, vítimas de atropelamento, e pontualmente é ainda necessário proteger activamente os cagarros.

Estes são sinais de que o trabalho iniciado tem de ser continuado, ampliado e melhorado permanentemente para que o sucesso da Campanha SOS Cagarro seja engrandecido. Para além de beneficiar os cagarros nascidos nas nossas costas, beneficia este símbolo vivo dos Açores.

O número de aves recolhido por noite decresceu muito nas últimas saídas nocturnas, o que indica que a maioria das aves já deve ter abandonado o ninho.

Como habitualmente, e por uma questão de precaução, não vá haver algum retardatário, a Campanha SOS Cagarro de 2009 ainda se prolongará até 15 de Novembro. Esse dia será pontuado por um evento que incluirá o balanço da Campanha e será apresentado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.

Para mais informações, consultar:
http://soscagarro.azores.gov.pt/



GaCS/SF/DRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário