Páginas

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Açores organizam Jogos das Ilhas em 2010



Os Açores foram escolhidos pela Assembleia-Geral do COJI para organizar, em 2010, a XIV edição dos Jogos das Ilhas, um evento desportivo que vai trazer ao arquipélago cerca de 1.500 pessoas.

O Director Regional do Desporto, que representa o arquipélago na Assembleia-Geral do Comité Organizados dos Jogos das Ilhas (COJI). a decorrer na Polinésia Francesa, anunciou que o evento vai realizar-se de 25 a 30 de Maio do próximo ano, na ilha de São Miguel.

Para António Gomes a realização desta importante manifestação desportiva na região “representa um reconhecimento internacional da capacidade organizativa e de acolhimento dos Açores e da existência qualitativa e quantitativa de infra-estruturas desportivas e de hotelaria”.

“É também uma prova da qualidade e vitalidade do desporto nos Açores e da relação de proximidade e colaboração entre o seu Governo e as diferentes entidades do movimento associativo desportivo”, disse António Gomes.

A competição, que durará quatro dias, vai abranger dez modalidades (Andebol, Atletismo, Basquetebol, Ginástica Artistica, Judo, Natação, Ténis, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol).

O Governo Regional estima que a XIV edição dos Jogos das Ilhas reúnam cerca de 1500 participantes, entre atletas, treinadores, dirigentes, árbitros e membros do COJI, oriundos de 22 ilhas/regiões, representando 11 países.

A organização desportiva será assegurada pelas associações de cada modalidade cabendo ao Governo dos Açores através da sua Direcção Regional do Desporto, assegurar a coordenação do evento a as condições de estadia das comitivas.

Para o Director Regional do Desporto a participação açoriana neste evento “constitui uma aposta forte da integração da Região no espaço europeu por via do desporto, proporcionando um conhecimento recíproco das realidades culturais e desportivas das regiões insulares europeias, consubstanciada nos objectivos dos próprios jogos – criação de um espírito de cidadania europeia”.

Os Jogos das Ilhas são um movimento desportivo insular que têm como objectivo principal a criação de um espírito de cidadania europeia, no contexto do ideal olímpico, transmitindo aos jovens uma mensagem desportiva fundamentada no “fair play” e no respeito pelos outros.

Trata-se, também, de um evento desportivo que possibilita o encontro de jovens de diferentes origens, mas que têm em comum a insularidade.

Além dos Açores são membros do COJI e participantes nos Jogos das Ilhas representações das Baleares, Cabo Verde, Canárias, Córsega, Corfu, Creta, Elba, Guadalupe, Jersey, Korkula, Madeira, Maiote, Malta, Martinica, Reunião, Sardenha, Sicília, Wight, entre outras.

Esta será a segunda vez que os Açores organizam os Jogos das Ilhas, já que em 2003 a sétima edição desta prova decorreu no arquipélago, envolvendo 900 participantes em representação de 14 ilhas/regiões, que competiram em nove modalidades.

A Região tem participado, regularmente, nos Jogos das Ilhas desde 1998, uma competição internacional tem evoluído ao longo dos anos.


GaCS/RM

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário