Páginas

terça-feira, 17 de novembro de 2009

Centros de Saúde iniciam vacinação contra a Gripe "A" em crianças


Tratam-se de crianças com idades compreendidas entre os 6 meses e os 2 anos, seguindo, assim, a Região Autónoma, uma alteração introduzida no Plano de Vacinação Nacional


O ministério da Saúde decidiu considerar todas as crianças, entre os 6 meses e os 2 anos de idade como "grupo prioritário na prevenção e combate à Gripe "A", antecipando, deste modo, a respectiva vacinação.

Nos Açores, a secretaria da Saúde vai seguir a decisão nacional e, já hoje de manhã, foram dadas as orientações aos Centros de Saúde para iniciarem a vacinação das crianças.

Tal como a nível nacional, os Açores têm vacinas contra a "Gripe A" em stock, pelo que, os pais das crianças saudáveis devem entrar em contacto com os Centros de Saúde para saberem o dia e a hora em que os seus filhos podem ser vacinados, e devem ser portadores do Boletim de Nascimento ou da Cédula de Saúde.

As vacinas chegam em frascos de 10 doses e é necessário organizar a sua aplicação para não haver desperdícios, porque existe um prazo de 24 horas para serem usadas, depois de aberta a embalagem.

São 8.500 crianças que, nos Açores, podem receber a vacina.

Para Fátima Nunes, médica pediatra, a vacina contra a Gripe "A" é apenas mais uma entre várias que são aplicadas em crianças.

Para esta profissional, cada caso é um caso e, por essa razão, perante dúvidas, os pais devem consultar os seus pediatras assistentes.

As crianças vão necessitar de uma consulta médica para confirmar se, por qualquer razão, possa existir alguma incompatibilidade com a vacina contra a Gripe "A".

Carlos Tavares com Redacção da Antena 1 / Açores


Fonte: RTP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário