Páginas

quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Não houve garajaus a nidificar no ilhéu da Praia em 2009


Em 2009 nidificaram nos Açores 1198 casais de garajau rosado e 2478 casais de garajau comum.

As aves distribuíram-se pelas nove ilhas do arquipélago, mas de forma mais expressiva na ilha das Flores que albergou 35% da população de garajau rosado e 20% da população de garajau comum.

A ilha de São Miguel apesar de ser a que apresenta maior extensão de costa é a que apresenta populações mais baixas destas aves.

Surpreendentemente, não houve garajaus a nidificar no ilhéu da Praia, ao largo da Graciosa, quando ainda em 2006 este ilhéu tinha concentrado 44% da população açoriana de garajau comum e 72% da população de garajau rosado.

Em 2009 há a ainda a assinalar o regresso em força do garajau rosado ao Ilhéu do Feno na Terceira, onde nidificou a maior colónia dos Açores, 263 casais (22%). Este regresso deve-se ao sucesso da erradicação dos ratos do ilhéu numa acção conjunta do Laboratório Regional de Veterinária, dos Serviços de Ambiente da Terceira e do IMAR e Departamento de Oceanografia e Pescas, Universidade dos Açores.

A população de garajau rosado dos Açores foi, mais uma vez, a maior da Europa, representando cerca de 48% do total.

O Censo dos Garajaus 2009 foi realizado pelo IMAR e Departamento de Oceanografia e Pescas, Universidade dos Açores, no âmbito do Projecto MoniAves financiado pela Secretaria Regional do Ambiente e do Mar.



GaCS/DRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário