Páginas

sábado, 6 de fevereiro de 2010

Governo prepara abertura do Centro de Resíduos da Graciosa



O secretário regional do Ambiente e do Mar esteve quinta e sexta-feira na ilha Graciosa, numa visita de trabalho em que um dos objectivos foi a preparação, em conjunto com a Câmara Municipal, do processo de abertura do Centro Processamento de Resíduos da ilha.

No encontro com o presidente da autarquia, Manuel Avelar, Álamo Meneses teve a oportunidade de debater estratégias para a informação e sensibilização da população no que toca à separação de lixos, de forma a potenciar o cabal aproveitamento daquela nova infra-estrutura.

O centro vai acabar com os vazadouros e atribuirá à ilha o mais alto nível de processamento de resíduos, com um sistema de triagem que vai dividir os desperdícios em três componentes, com os resíduos orgânicos a serem encaminhados para o Centro de Valorização Orgânica por Compostagem, onde serão transformados em nova matéria, passível de ser utilizada em jardins e, com o aumento da qualidade e da quantidade, mesmo em solos agrícolas.

Outra das tipologias-base de resíduos são os chamados recicláveis, dos quais mais de um terço, tipicamente embalagens, terão “nova vida”, embora esta fora da Graciosa, exportados em contentores de transferência e transportados para unidades de triagem fina no exterior da ilha.

O restante, que já não tem utilização possível, sairá da ilha em unidades compactadas para ter o seu destino final em ilhas de maior dimensão, podendo ser ainda valorizado do ponto de vista energético.

Outro assunto que o governante tratou na sua visita tem a ver com a preparação da abertura, já este Verão, do Parque Natural daquela ilha que ostenta o estatuto internacional de reserva da biosfera.


GaCS/FA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário