Páginas

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

União Europeia desbloqueia ajuda para o sector do leite



A União Europeia vai disponibilizar 280 milhões de euros para apoiar o sector do leite. Portugal será contemplado com 7 milhões.

Depois de meses de contestações por parte dos produtores europeus de leite a EU decidiu desbloquear uma ajuda suplementar para o sector em 2010. Esta segunda-feira está agendada, em Bruxelas, uma reunião do Conselho de Ministros da Agricultura, que terá como principal objectivo a definição do modelo de distribuição dos cerca de 280 milhões de euros agora desbloqueados.
Portugal vai reivindicar uma verba superior invocando o impacto negativo da liberalização do sector leiteiro nas regiões desfavorecidas de que Portugal faz parte. «Vou dizer à Comissão Europeia que queremos mais ajudas para continuar o processo de reestruturação do sector», garantiu o ministro da Agricultura português, Jaime Silva.
Portugal juntou-se a outros 21 Estados-membros da União Europeia que, liderados pela França e Alemanha, se reuniram na segunda-feira em Viena (Áustria) e aprovaram uma declaração conjunta a reivindicar um «quadro regulador para o mercado do leite europeu».
Há vários meses que as organizações de agricultores europeias denunciam o seu desespero relativamente à descida dos preços do leite pagos ao produtor. Os protestos continuam esta segunda-feira, paralelamente à reunião dos ministros da agricultura dos 27, com uma grande manifestação em Bruxelas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário