Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Campanha SOS Cagarro 2009 ganha ritmo




Desde meados da passada semana que os salvamentos de cagarros dispararam por todo o arquipélago. Na passada Quarta-feira (dia 21 de Outubro) foi actualizado o contador de cagarros do Portal do Governo com um número modesto de 17 cagarros salvos mas, no dia seguinte, já se contavam centenas de aves recolhidas numa única noite de patrulha. À data foram mais de 1300 os cagarros recolhidos e libertados, quase todos numa única semana.

Perante este aumento exponencial de aves a abandonarem os ninhos, também se activaram plenamente as numerosas brigadas promovidas pelas estruturas da Secretaria Regional do Ambiente e do Mar e entidades colaboradoras, que contaram com a prestação preciosa de centenas de voluntários em todas as ilhas. Há que ainda ter em conta a actuação de voluntários anónimos que, de forma particular, recolhem e libertam cagarros juvenis, pelo que é de calcular que os números reais da Campanha sejam razoavelmente superiores aos registos oficiais.

O empenho dos açorianos na Campanha SOS Cagarro de 2009 tem-se sentido a vários níveis, desde as entidades públicas e privadas às organizações não-governamentais e passando pelo cidadão comum, todos prestando uma colaboração ora a nível da participação nas brigadas, na recepção e armazenamento das aves e/ou na redução da intensidade luminosa (acção preventiva).
A Campanha SOS Cagarro é uma iniciativa exemplar por reunir o esforço e dedicação de toda a comunidade açoriana por um propósito comum: o de salvar cagarros, uma espécie protegida e emblemática no arquipélago. A informação sobre a espécie, a Campanha e sobre as formas como cada um pode participar está disponível através do endereço electrónico
http://soscagarro.azores.gov.pt/.



GaCS/SF/DRA

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário