“Electra” é o nome de baptismo da nova lancha dos pilotos do porto da Praia, na ilha Graciosa.
A embarcação foi esta manhã lançada ao mar, naquele porto, após bênção e tradicional baptismo com espumante, acto amadrinhado por Luísa César, mulher do presidente do Governo dos Açores, que a acompanhou, depois, numa breve viagem no interior da baía.
A lancha de pilotos tem cerca de doze metros de comprimento, desloca treze toneladas, atinge uma velocidade máxima de 21 nós e tem autonomia para quinze horas de operação.
Representando uma significativa melhoria da capacidade operacional do porto da Praia, a embarcação pode, em caso de emergência, prestar auxílio a navios, uma vez que dispõe de uma força de tracção de seis toneladas.
A “Electra” é propriedade da Administração dos Portos da Terceira e Graciosa, que investiu setecentos mil euros na sua construção.
Ainda esta manhã o porto da Praia foi palco de mais um simbólico “bota-abaixo”, no caso o da traineira “Galinha”, propriedade de João Manuel Picanço.
Carlos e Luísa César foram os convidados de honra da cerimónia, após a qual se deslocaram a bordo para um visita à embarcação.
Fonte: GaCS
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário