Páginas

quarta-feira, 14 de outubro de 2009

A Graciosa é um destino de mergulho



A ilha Graciosa possui cenários marinhos considerados “dos melhores para o mergulho subaquático”, que funcionam como um dos seus principais atrativos turísticos, afirmou nesta quarta-feira José Ávila, da organização da 2ª Bienal de Turismo Subaquático.


"Uma grande parte dos turistas que nos visitam todos os anos vêm para a Graciosa por causa do mergulho", frisou José Ávila, que preside à Associação Graciosense de Promoção de Eventos (Agraprome), adiantando que cerca de mil pessoas anualmente procuram a ilha para mergulhar.


A Graciosa, uma das ilhas do Grupo Central, é conhecida pela excelente visibilidade das suas águas, que chega frequentemente aos 30 metros.


Esta característica, aliada à beleza e à riqueza da fauna, permitem que a Graciosa possua as condições necessárias para se afirmar como um importante destino de mergulho, indica a associação.


Para promover os Açores e, em especial, a Graciosa como destino de mergulho, a Agroprome, em parceria com a Associação Regional de Turismo (ART), organiza a 2ª Bienal de Turismo Subaquático dos Açores, com a participação de mais de duas dezenas de especialistas e responsáveis governamentais, técnicos e promotores de turismo.


“Esta é uma atividade que tem potencialidades para crescer muito mais”, frisou Ávila, alertando, no entanto, para a necessidade de uma aposta “na formação e informação dos agentes, que, até agora, têm desenvolvido as suas atividades de forma isolada”, acrescenta.


“É preciso uma estratégia de desenvolvimento, alicerçada num tronco comum, apesar das especificidades de cada uma das ilhas”, declarou.


Por outro lado, o presidente da ART, Sandro Paim, manifestou-se confiante que a Bienal permitirá "potenciar os Açores junto dos mercados emergentes que possuem adeptos do mergulho em número significativo”.


De acordo com ele, a presença de promotores deste tipo de atividade já mais desenvolvidas em outras regiões, vai "proporcionar conhecimentos interessantes, bem como eventuais parcerias de negócio dentro e fora da região”.


Entre os especialistas que estarão presentes no evento, destaque para o português Luís Saldanha, promotor do Parque da Arrábida, Alex Lorent, responsável pelo Parque das Ilhas Medas, nas Canárias, e Rui Guerra, campeão do mundo de fotografia subaquática.


Durante os trabalhos serão debatidas, entre outras, questões relacionadas ao turismo, reservas marinhas, saúde, empreendedorismo e comércio e serviços no mergulho.



Fonte: Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário