O Dia Internacional dos Museus, que se comemora quarta-feira, dia 18, este ano subordinado ao tema “Museu e Memória: os objectos contam a vossa História”, vai ser assinalado nos Açores com um leque vasto de actividades.
Diversos serviços periféricos da Direcção Regional da Cultura vão proporcionar, na efeméride, actividades que incentivem os visitantes a redescobrir, através das peças que albergam, a memória colectiva e individual.
Assim, o Museu de Santa Maria apresenta a exposição “Indefinições Atlânticas”, de Susana Rocha, das 9:30 às 12:30 e das 14 às 17:30 horas.
Já o Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada, partindo da exposição “Irreverência e Requinte, 1964-1974, Moda, Mulheres, Mudanças”, recentemente inaugurada no Núcleo de Santa Bárbara, promoverá a realização de diversas iniciativas subordinadas ao tema da memória e das vivências das décadas de 60 e 70 do século XX.
Neste sentido, estão previstas visitas orientadas e vários ateliers, que funcionarão das 10 às 12:30 e das 14 às 17:30 horas, bem como uma Festa dos Anos 60/70, que decorrerá entre as 21 e as 24 horas.
No Museu de Angra do Heroísmo vai ser dinamizada a exposição permanente “Do Mar e da Terra”…uma história no Atlântico”.
Nesse contexto, o programa prevê actividades lúdicas /pedagógicas para público infantil: Os Índios do MAH (público pré-escolar) e Museupaper (1.º ciclo), entre as 9:30 e as 16 horas
Às 16:30 horas está prevista uma visita orientada para guias turísticos à exposição “Do Mar e da Terra”…uma história no Atlântico”, repetida uma hora depois para o público.
Às 18 horas haverá um pequeno concerto no coro do antigo convento São Francisco, seguindo-se a inauguração da exposição “Museu Aberto”, de António Araújo.
Pelas 19:30 horas há lugar à projecção de uma versão curta do Documentário Terceirense, seguindo-se visitas orientadas para adultos, culminando o programa, às 21:30, com um espectáculo de música e dança na Sala do Capítulo.
No Museu da Graciosa vai ser projectado um filme sobre a caça à baleia e organizada uma visita guiada ao Barracão dos Botes Baleeiros de Santa Cruz com a participação de alunos do 3º Ciclo da Escola Básica e Secundária da Graciosa.
Já no Museu do Pico a actividade educativa “As Escolas no Museu” convida as Escolas da ilha a reflectirem sobre a problemática museológica e os seus museus e, nos espaços do próprio Museu do Pico, propõe-se a apresentação dos resultados dessa reflexão
Esta actividade pretende ser um exercício de celebração dos museus, da sua ligação sistémica e orgânica à comunidade e ao território em que se inserem, do papel e da função que desempenham no processo de preservação, estudo, divulgação e afirmação do património e da identidade cultural regional.
O Museu da Horta apresenta, por seu turno, na sala Polivalente da Biblioteca Pública e Arquivo João José da Graça, uma exposição de Eugénia Rufino, que pode ser vista no horário normal de funcionamento (das 9 às 12:30 e das 14 às 17:30 horas.
Publicado por: Jorge Gonçalves
Sem comentários:
Enviar um comentário
Obrigado pelo vosso comentário