Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alunos do 2.º ano do 1.º ciclo fazem testes intermédios pela primeira vez



Os alunos do 2.º Ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da Região, vão, pela primeira vez, fazer testes intermédios de Língua Portuguesa e Matemática no 2º ano.

Estes testes visam um diagnóstico precoce das dificuldades dos alunos, permitindo uma intervenção pedagógica e didáctica mais eficaz e atempada.

Estes testes, que neste nível de ensino não se revestem de carácter obrigatório, terão lugar no próximo mês de Junho (dias 3 e 8) e vão ser aplicados por várias unidades orgânicas da Região, que decidiram aderir a este projecto já neste primeiro ano de implementação.

Os testes intermédios são instrumentos de avaliação disponibilizados às escolas, ao longo do ano lectivo, normalmente nos 2º e 3º períodos, tendo como principal finalidade permitir a cada professor aferir o desempenho dos seus alunos por referência a padrões de âmbito nacional.

Pretende-se ainda que a aplicação possa ajudar os alunos à tomada de consciência da progressão da sua aprendizagem e, que possam contribuir para a sua gradual familiarização com instrumentos de avaliação externa, uma vez que estarão sujeitos no final dos ciclos do ensino básico, ou no ano terminal das disciplinas do ensino secundário a este processo.

Nas escolas dos Açores ao nível do ensino secundário eram já aplicados os testes intermédios nas disciplinas de Matemática, de Biologia e de Físico-Quimica.

No 3º ciclo do ensino básico apenas parte das escolas optava por aplicar os testes intermédios de Português e Matemática, havendo algumas escolas que optavam por não aplicar nenhum destes instrumentos neste nível de ensino.

As aplicações que surgem no 3.º ciclo do ensino básico vêm permitir uma cobertura significativa das diversas áreas do saber que constituem o currículo deste ciclo de ensino.

Na última reunião do Conselho Coordenador do sistema educativo regional, ficou no entanto determinado que passaria a existir a obrigatoriedade de todas as escolas aplicarem estes testes ao nível do ensino básico, nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, e numa terceira disciplina (Ciências Fisico-Quimicas, Ciências Naturais, Geografia, História, ou Inglês).

Já no Ensino Secundário será obrigatória a aplicação dos testes intermédios em todas as disciplinas, como sejam Biologia, CFQ, Filosofia e Matemática.


GaCS/HB

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário