segunda-feira, 9 de maio de 2011

Exercício militar na Ilha Graciosa testa capacidade de intervenção





O Comando Operacional dos Açores envolve, a partir de hoje , 269 militares num exercício, na Graciosa, que pretende treinar a componente operacional das forças militares numa intervenção em qualquer ilha do arquipélago e o apoio à protecção civil.



O exercício “AÇOR 111”, no âmbito da Defesa Militar, decorre até quarta-feira, tendo como enquadramento "um cenário de baixa/média conflitualidade", segundo o Comando Operacional dos Açores.



O AÇOR 111 vai envolver 269 militares dos Comandos das Zonas Marítima, Militar e Aérea dos Açores, três aeronaves e uma corveta, contando ainda com a colaboração de entidades civis "em alguns aspectos logísticos".



"O objectivo principal é exercitar a componente operacional para a intervenção em qualquer ilha e avaliar os planos de contingência", mas segundo o Comando Operacional dos Açores, "serão também exercitadas as forças militares no âmbito da salvaguarda da vida humana, nomeadamente no apoio às acções de protecção civil, aproveitando sinergias logísticas e operacionais".



O exercício culmina com uma demonstração de capacidades no Cais da praia da ilha Graciosa, ao início da tarde de quarta-feira.


Fonte: A União
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário