Páginas

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Alunos da Graciosa fazem amanhã PASE de Língua Portuguesa



São 8836 os alunos que vão fazer amanhã a Prova de Avaliação Sumativa Externa de Língua Portuguesa, nas escolas da Região.

As Provas de Avaliação Sumativa Externa (PASE), previstas no Regulamento da Avaliação das Aprendizagens no Ensino Básico, têm lugar em anos terminais de ciclo (4.º, 6.º e 9.º anos de escolaridade) nas disciplinas de Português e Matemática.

Esta quinta-feira, 2883 em 221 turmas do 4.º ano, 3241 de 157 turmas do 6.º ano e 2712 de 142 turmas do 9.º ano realizam a primeira das duas provas.

Já na próxima segunda-feira, será a vez da PASE de Matemática, que deverá ser feita por 8801 alunos, de 509 turmas dos mesmos anos de ensino, pertencendo 883 alunos a 221 turmas do 4.º ano, 3242 a 157 turmas do 6.º ano e 2676 a 132 turmas do 9.º ano.

Na classificação das provas vão estar envolvidos cerca de 800 docentes do 1.º, 2.º e 3.º ciclos, sendo “265 professores classificadores para o 4.º ano, 280 para o 6.º ano e 228 para o 9.º ano.

Os números foram revelados pela Secretária Regional da Educação e Formação, em conferência de imprensa, esta manhã.

Cláudia Cardoso adiantou que “ao contrário dos anos anteriores as provas vão ser classificadas nas escolas onde são realizadas, mantendo-se o regime de anonimato”.

Este ano, disse a governante, foi introduzida a figura do “professor de apoio que é nomeado de entre os membros dos grupos disciplinares a que está atribuída a leccionação da disciplina da prova nos 2º e 3º ciclos/grupo no 1.º CEB, que tem como principais funções o acompanhamento e monitorização do processo, transmitindo esclarecimentos e divulgando informações”.

Novidade este ano lectivo, é também o novo modelo de comunicação, “em que cada professor classificador tem acesso a uma área comum da plataforma moodle.

Simultaneamente, as provas serão classificadas online, possibilitando a obtenção dos resultados em tempo útil para a impressão das grelhas de classificação, de modo a que possam ser integrados na avaliação sumativa dos alunos” adiantou Cláudia Cardoso.

Os resultados das provas serão conhecidos a 3 de Junho para a disciplina de Língua Portuguesa e a 7 de Junho para a de Matemática.

A responsável pela tutela da educação relembrou ainda que este ano lectivo será o último em que as provas a realizar pelos alunos do sistema educativo regional “serão distintas do todo nacional, passando a ser aplicadas as provas nacionais, o que permitirá aos alunos dos Açores confrontarem-se com as mesmas que fazem os restantes alunos do território nacional”.



GaCS/HB

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário