sexta-feira, 20 de maio de 2011

“Açores Entre-Mares” na edição de 2011 com uma visita da Escola Secundária da Graciosa ao Ilhéu da Praia





Arranca hoje, 20 de Maio, dia Europeu do Mar, e prolongando-se até dia 8 de Junho, Dia Mundial dos Oceanos, o “Açores Entre-Mares”. Este programa, dinamizado pelo Governo dos Açores, integra actividades geradas pela sociedade em geral, incluindo organizações não-governamentais para o ambiente (ONGA), escolas, parques naturais, empresas, entidades administrativas e outras. Mais uma vez, também em 2011, haverá dezenas de actividades espalhadas por todas as ilhas do arquipélago. Entre lançamento de livros, saídas marítimas para observação de cetáceos ou simples passeio, trilhos de reconhecimento costeiro, palestras diversas, limpezas costeiras e subaquáticas ou visionamento de documentários sobre o mundo natural encontram-se uma miríade de possibilidades. Há mesmo algumas actividades menos comuns, como uma visita de estudo a uma embarcação de pesca, que será organizada na ilha do Faial pela Associação de Produtores de Pesca local. Na Ilha de São Jorge é particularmente curiosa a realização de uma caça ao tesouro na zona balnear da Fajã das Almas. Na Ilha Terceira, com organização da ONGA Gê-Questa, haverá uma tripla prova náutica. Na Ilha do Pico, o Clube Naval da Madalena organiza uma Regata no Dia Mundial dos Oceanos. Na Ilha Graciosa, a escola secundária irá visitar uma das mais emblemáticas reservas dos Açores, o Ilhéu da Praia, único local conhecido onde nidifica o raríssimo Painho-de-Monteiro.

No Grupo Oriental, na Ilha de Santa Maria destaca-se uma sessão de degustação de pratos confeccionados com elementos marinhos. Na Ilha de São Miguel, entre diversas actividades, serão dinamizadas enigmáticas explorações às poças de maré.

No Grupo Ocidental, na Ilha das Flores, em vésperas de funcionamento do novo sistema de processamento de resíduos, o “Açores Entre-Mares” irá ser dedicado à boa gestão e recuperação de habitats marinhos degradados, como sejam algumas zonas portuárias de elevado valor ambiental. Na ilha do Corvo, a título de exemplo, será realizado uma maratona de visionamento de documentários relacionados com o ambiente marinho.

O Director Regional dos Assuntos do Mar estará presente na partida para o mar de uma das expedições para o reconhecimento de baleias e golfinhos com organização do Clube do Mar da EBI da Horta e de uma empresa marítimo-turística da Ilha do Faial. O ponto de encontro será às 13 horas à entrada da Norberto Diver.

O “Açores Entre-Mares” é um período de grande acção cívica a que qualquer um se pode associar, quer participando, quer promovendo actividades de valor ambiental marinho. Estes são apenas alguns dos argumentos, mas, na realidade são, literalmente, dezenas de possibilidades em cada ilha para utilizar com sustentabilidade e recreação o vasto Mar dos Açores.

O programa em detalhe e em permanente actualização pode ser consultado no Portal do Governo (
http://www.azores.gov.pt/). Mais informações poderão ser solicitadas por correio electrónico através do endereço mares@azores.gov.pt ou do telefone 292207317.


GaCS/SRAM/DRAM


Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário