Páginas

sexta-feira, 15 de abril de 2011

X Gala do Desporto Açoriano na Graciosa no próximo dia 19 de Abril

A Secretária Regional da Educação e Formação salientou esta manhã o papel do desporto, como “parcela fundamental da educação e do desenvolvimento equilibrado” das crianças e jovens açorianos.

Cláudia Cardoso falava na conferência de imprensa de apresentação da X Gala do Desporto Açoriano, que terá lugar no próximo dia 19, terça-feira, na Graciosa e onde serão homenageados 101 atletas, dirigentes, clubes e associações desportivas, entre outras entidades ligadas ao desporto.

A governante lembrou que “numa altura em que o apelo ao sedentarismo se intensifica, o crescimento da notoriedade dos atletas açorianos a nível nacional é, só por si, motivo de satisfação, demonstrando que o desporto continua a ser parte integrante da vida dos jovens açorianos”.

Para este facto, disse Cláudia Cardoso, “muito têm contribuído as escolas açorianas, quer através da promoção da prática desportiva curricular, quer através da adesão aos Jogos Desportivos Escolares, entre outras iniciativas”.

À actividade realizada em contexto escolar, junta-se também o “trabalho que as associações, os clubes e outros agentes desportivos têm desenvolvido em todas as ilhas dos Açores, em prol do desporto açoriano”.

Cláudia Cardoso enalteceu ainda os lugares de destaque que os atletas açorianos têm conseguido alcançar, sendo muitos deles, campeões nacionais em modalidades individuais ou colectivas.

A Secretária lembrou a obtenção de títulos nacionais no Atletismo (4), no automobilismo (1), no desporto equestre (Dressage) (1), Golfe (1), Judo (1), Karaté (1), na patinagem (1), no Kickboxing (12) ou ainda na Natação (1), num total de 23 taças e campeonatos nacionais trazidos para a Região.

Destaque ainda para os excelentes resultados alcançados por atletas açorianos no desporto adaptado, com campeões nacionais (6) no atletismo e na natação.

Uma realidade que faz também com que a participação de atletas açorianos nas selecções nacionais das diversas modalidades seja, cada vez mais, uma constante.

Por isso, disse a governante, “os resultados alcançados pelos atletas da Região são, cada vez mais, motivo de orgulho. Mas mais até do que os resultados, há que destacar a vital contribuição do desporto, para a promoção de práticas de vida saudável”.

Perante a importância que o desporto assume na “educação e no desenvolvimento equilibrado das crianças e jovens açorianos”, Cláudia Cardoso garantiu que o Governo dos Açores continuará a “apostar de forma determinada na promoção da prática desportiva junto da população mais jovem dos Açores, garantindo assim o futuro.


GaCS/HB

Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário