Páginas

terça-feira, 12 de abril de 2011

Governo dos Açores lança Programa LEGAL em parceria com instituições dos Açores, EUA e Canadá

De 14 a 19 de Abril estará nos Açores, a convite da Direcção Regional das Comunidades, o Xerife do Bristol County, Estados Unidos da América, Thomas Hodgson, para uma série de reuniões de trabalho na área da deportação, nas ilhas de São Miguel e Terceira.

Esta deslocação está inserida no Ano Europeu do Voluntariado, onde a Direcção Regional das Comunidades irá promover diversas actividades que potencializem a prática do voluntariado junto das Comunidades Açorianas.

No dia 14 de Fevereiro, pelas 9H00, o Xerife e a DRC reunirão com Rede de Suporte à Mobilidade Humana da ilha Terceira, no Instituto de Acção Social de Angra do Heroísmo, onde, com as diversas instituições que compõem a respectiva rede, debaterão diversas questões sobre a integração dos cidadãos deportados dos EUA.

No mesmo dia, durante a tarde, visitarão as associações CASA DE EMERGÊNCIA e ABRIGO AMIGO que, para além da visita às instalações, manterão uma reunião de trabalho com os dirigentes, bem como com os cidadãos deportados a residir nestas instituições.

No dia 15 de Abril, pelas 10H00, haverá um encontro com o Cônsul dos Estados Unidos da América em Ponta Delgada, bem como visitarão a Associação ARRISCA, uma das associações parceira do Governo dos Açores na integração dos cidadãos deportados.

Nesta visita, a comitiva terá a oportunidade para se reunir com alguns cidadãos deportados, a residirem em São Miguel.

No dia 18 de Abril, pelas 10H00, o Xerife Thomas Hodgson será recebido pelo Secretário Regional da Presidência, no Palácio da Conceição, visitando, da parte da tarde a Associação Novo Dia e o Estabelecimento Prisional de Ponta Delgada, mantendo reuniões com as respectivas instituições, apresentando projectos realizados na comunidade açoriana da costa leste dos EUA, no âmbito do voluntariado e apoio a cidadãos alvo de deportação.

A 19 de Abril, pelas 10H00 inicia-se a reunião da Rede de Suporte à Mobilidade Humana, no Hotel the Lince, em Ponta Delgada. Esta reunião tem como objectivo fundamental a recolha de informações necessárias à implementação do Programa LEGAL, nos EUA e Canadá.

Com a experiência das instituições desta Rede no apoio à integração de cidadãos deportados, bem como a experiência de diversos projectos de voluntariado implementados nos EUA, será definido um conjunto de iniciativas tendentes à prevenção da deportação.

O Projecto LEGAL - Legalization Effort of the Government of the Azores and Logistics será apresentado à comunicação social no dia 19 de Abril, pelas 12H00, no Hotel the Lince.


GaCS/DRC

Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário