Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reforma antecipada no sector agrícola



A Secretaria Regional da Agricultura e Florestas aprovou, mais sete projectos no âmbito da Reforma Antecipada.

Tendo como beneficiários os agricultores a título principal com idade compreendida entre os 55 e os 64 anos de idade que pretendam cessar a actividade agrícola e transferir as suas explorações a agricultores mais jovens, esta medida favorece o emparcelamento agrícola das explorações ou parcelas de modo a permitir uma maior viabilidade económica das mesmas.

Os projectos agora aprovados (um em Santa Maria, um em São Miguel, um na Terceira, dois em São Jorge, um no Pico e um no Faial) dizem respeito a um montante de investimento de mais de 570 mil euros, a que corresponde uma área libertada de cerca de 110 hectares para as novas explorações.

No âmbito da Medida Reforma Antecipada do PRORURAL instrumento de apoio em vigor desde 2007, é de salientar que já foram aprovadas 57 candidaturas nos Açores a que corresponde um montante de investimento total de cerca de 3,9 milhões de euros e uma área libertada de 795 hectares.

Esta medida, em conjugação com Regime de Incentivos à Compra de Terras Agrícolas (RICTA), tem permitido o rejuvenescimento e o redimensionamento fundiário das explorações agrícolas.

O aumento da competitividade das explorações agrícolas, através do apoio ao emparcelamento agrícola e da reestruturação fundiária, continua a ser uma das prioridades do Governo dos Açores, na medida em que a propriedade da terra é um dos principais factores de estabilidade económica e social das explorações agrícolas, contribuindo, de forma significativa, para a implementação das medidas estruturais de modernização das explorações e para garantia de melhores níveis de produção.


GaCS/MS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário