Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Governo congratula-se com certificação internacional da Estação de Infra-sons da Graciosa



O Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos congratula-se com a certificação internacional da Estação de Radionuclídeos dos Açores, implementada na ilha Graciosa e destinada á monitorização de ensaios nucleares.

A Estação de Radionuclídeos dos Açores, incluída na rede internacional da CTBTO (Comissão Preparatória da Organização do Tratado sobre a Proibição Total de Ensaios Nucleares) recebeu a certificação internacional pelo Internacional Monitoring System Division da Provisional Technical Secretariat (PTS), sedado em Viena.

A equipa da PTS esteve nos Açores a 23 de Dezembro e avaliou toda a infra-estrutura e equipamentos da RN53, em Ponta Delgada.

Integrada na rede mundial de observação, a estação da Graciosa fornece informação para o centro internacional de dados, localizada em Viena, Áustria.

A estação de monitorização, um investimento na ordem dos dois milhões de euros, foi criada com o objectivo de garantir o cumprimento do estipulado no tratado para a proibição de ensaios nucleares, constituindo-se como um elemento potenciador de projectos de investigação científica baseados em tecnologia de ponta.

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos manifestou satisfação perante a certificação internacional da Estação, enquanto “projecto de ponta estruturante e qualificante para os Açores porque coloca a Região, uma vez mais, numa importante rede mundial”.

A manutenção e operação da estação está a cargo do Centro de Vulcanologia e Avaliação de Riscos Sísmicos da Universidade dos Açores (CVARG).

Uma vez mais as características específicas da ilha Graciosa - que do ponto de vista geológico possui áreas planas e uma vegetação densa, que garante a protecção dos equipamentos de ponta – foram determinantes para a ser o local escolhido para a implantação desta nova infra-estrutura.


GaCS/VS
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário