Páginas

quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

Exposição “República: Ideais e Valores” no Museu da Graciosa



A exposição itinerante “República: Ideais e Valores” foi inaugurada no dia 3 de Janeiro, no Museu da Graciosa, no âmbito do programa das Comemorações nos Açores do Primeiro Centenário da República Portuguesa, promovido pela Presidência do Governo Regional, através da Direcção Regional da Cultura.

Esta exposição integra treze painéis que evidenciam alguns dos valores e dos ideais que serviram de bandeira aos que se empenharam na construção de um novo regime. Os textos utilizados na exposição, extraídos da imprensa regional de várias ilhas, permitem conhecer o modo como os açorianos se entrosaram nesse movimento.

Os conteúdos ressaltam o espírito patriótico que levedou no regime, bem como um novo universo simbólico em torno da bandeira, do hino, da moeda, dos feriados e da toponímia.

Outros temas, como a relação do Estado com a Igreja, a educação, a questão social, a situação da mulher, o papel da maçonaria, a Festa da Árvore ou a Educação Física/Desporto, procuram mostrar divergências ideológicas no seio da sociedade portuguesa, evidenciar as realizações levadas a cabo pelo regime, mas também o que ficou aquém das intenções.

A exposição “República: Ideais e Valores” estará patente no referido Museu, de 3 de Janeiro a 5 de Fevereiro, das 9h00 às 12h00, e das 14h00 às 17h00 de segunda a sexta-feira.



GaCS/DRaC
Publicado por: Jorge Gonçalves

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário