Páginas

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Reabilitação da rede viária da Graciosa executada perto da totalidade



No âmbito do Plano Rodoviário Regional o Governo dos Açores, através da Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, assinou um contrato de empreitada para a reabilitação da estrada regional da Graciosa, no troço Pedras Brancas – Limeira.

Esta obra, no valor de um milhão de euros, é mais um sinal claro do investimento do executivo açoriano na reabilitação das estradas regionais, substituindo pavimentos antigos por betão betuminoso e adequando a pavimentação às necessidades e tipologia do tráfego actual e futuro.

José Contente, na cerimónia de assinatura do contrato com a empresa Tecnovia Açores, S.A., sublinhou o forte investimento que o Governo dos Açores tem dirigido para todas as ilhas ao nível dos Equipamentos, dando como exemplo o caso da Graciosa, ilha onde já foram investidos mais de oito milhões de euros na reabilitação e manutenção de 80 por cento da rede viária regional.

“A Graciosa é a única ilha dos Açores que tem mais quilómetros de estradas regionais do que superfície em termos de área”, disse o governante, anunciando que, a curto prazo, a Secretaria Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos irá avençar para uma nova empreitada no troço Limeiras - Porto Afonso, “que será a próxima etapa”, referiu.

A reabilitação da empreitada Pedras Brancas – Limeira consiste na intervenção em três quilómetros, com abertura de caixa de estrada nova. O projecto contempla a criação de duas rotundas no lugar das Pedras Brancas, zonas reservadas ao estacionamento, aproveitando áreas sobrantes adjacentes ao pequeno troço ligação entre as rotundas. Será também melhorado o sistema de drenagem existente, mediante a execução de novas travessias e mais poços absorventes.

Assim, os actuais entroncamentos da Pedras Brancas e da Limeira serão alterados para duas rotundas e placa separadora respectivamente, tendo em conta que a geometria actual não é a mais correcta para o fluxo de tráfego.

A obra de reabilitação incluirá os vários troços na freguesia da Luz, desde logo o Largo das Pedras Brancas, o Caminho do Tanque, a Rua Diocleciano Maria da Silva (vulgarmente conhecida por Estrada Nova) e ainda o Caminho da Limeira.

O Secretário Regional acrescentou que esta “é uma obra importante para a economia da ilha porque é uma estrada a necessitar de reabilitação. Nos Governos de Carlos César já intervimos em mais de mil quilómetros de estrada, um investimento sem paralelo superior a 250 milhões de euros, mas nós estamos agora numa fase em que a rede viária regional já não é a primeira das prioridades em matéria de investimento, estamos numa fase de arranjar uma estratégia correcta, que nós esperamos que venha a ser reflectida em próximos quadros comunitários de apoio, que vise a manutenção das infra-estruturas viárias construídas e reabilitadas”.

A empreitada, que terá um prazo de execução de 250 dias, integra ainda trabalhos de terraplenagens, drenagens, pavimentação, obras acessórias, designadamente muro de contenção e integração paisagística das rotundas das Pedras Brancas e na curva do Rebentão da Luz recentemente corrigida, bem como, a sinalização rodoviária de toda a extensão beneficiada

O Secretário Regional da Ciência, Tecnologia e Equipamentos, referindo-se a uma notícia publicada hoje num semanário regional, reafirmou que “o projecto SCUT em curso na ilha de S. Miguel não trará custos para os utilizadores, como adianta o jornal erradamente na manchete”.



GaCS/VS

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário