quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Campanha SOS cagarro inicia-se amanhã por todo o arquipélago



Inicia-se amanhã a “Campanha SOS Cagarro 2010” que pretende alertar a população para a necessidade de preservar esta espécie protegida que nidifica nos Açores.

A iniciativa decorre até dia 15 de Novembro, período que coincide com a saída dos cagarros juvenis dos ninhos para o primeiro voo transoceânico.

Por este motivo, a campanha tem como principal objectivo envolver os açorianos no salvamento destas aves juvenis que sejam encontradas junto às estradas.

A abertura oficial da “Campanha SOS Cagarro 2010” decorre amanhã, pelas 10:30 horas, na Escola Secundária de S. Roque do Pico, numa sessão que conta com a presença de Paulo Henrique Silva, Paulo Freitas, vigilante da natureza, e Carla Silva, técnica do Parque Natural do Pico.

No entanto, a data será assinalada em todas as ilhas, com diferentes actividades.
Na ilha das Flores, no Centro de Interpretação Ambiental do Boqueirão, pelas 2:30 horas, vai ser projectado um filme ambiental para assinalar a iniciativa.

Também o Parque Natural do Corvo, em colaboração com a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), vai realizar várias actividades de sensibilização na Escola Básica Integrada Mouzinho da Silveira, onde os alunos vão realizar um vídeo sobre como ajudar estas aves.

Na Escola Básica e Secundária de Velas e na Escola Profissional da Ilha de São Jorge decorre uma sessão de abertura dedicada ao tema.

A Rede de Educação Marinha dos Açores (REMA) vai realizar uma oficina intitulada “A viagem”, onde os alunos da Escola EB1/JI de Castelo Branco, no Faial, vão abordar os principais aspectos da vida dos cagarros.

Na mesma sessão os jovens terão contacto com os vigilantes da natureza que vão alertar para o comportamento a ter com a ave. A esta escola será ainda entregue, pelo Parque Natural do Faial, o kit "SOS Cagarro", e puzzles das espécies marinhas dos Açores."
Na ilha Terceira, a Ecoteca de Angra do Heroísmo realiza, pelas 14:30, uma reunião com entidades parceiras e colaboradores.

No auditório do Centro de Interpretação Ambiental Dalberto Pombo, em Santa Maria, irá decorrer uma palestra aberta ao público, com a participação de Joana Pombo, bióloga marinha.

Em São Miguel, no tentorium das Portas do Mar, será projectado um filme sobre o tema, e em seguida serão dados testemunhos de pessoas envolvidas no salvamento destas aves.

No sítio da Internet
http://www.soscagarro.azores.gov.pt/ e também no endereço electrónico cagarro@azores.gov.pt e no Serviço de Ambiente de qualquer ilha, serão disponibilizadas mais informações sobre a campanha deste ano.



GaCS/AMP

Sem comentários:

Enviar um comentário

Obrigado pelo vosso comentário